Matrículas na rede estadual começam nesta segunda e podem ser feitas pela internet - Portal Douglas Souza - Notícias da Região.

Notícias

Post Top Ad

Post Top Ad

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Matrículas na rede estadual começam nesta segunda e podem ser feitas pela internet

Matrículas na rede estadual começam nesta segunda e podem ser feitas pela internet
Foto - Bem Paraná
As matrículas para o ano letivo de 2020 nas escolas estaduais do Paraná começam nesta segunda dia 21, tanto para alunos de continuidade quanto para novos estudantes que irão cursar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ou 4º ano do Ensino Médio. O período para a matrícula vai de 21 de outubro a 1º de novembro.

Nesse ano, o processo vem com novidade: além de poder renovar ou fazer uma nova matrícula nas escolas, como sempre foi feito, os pais ou responsáveis também poderão realizar o procedimento pela internet, pelo sistema de matrículas online desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e doEsporte.

Para saber sobre matrículas presenciais, clique http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.p?storyid=8647&tit=Matriculas-2020-tambem-podem-ser-presenciais. O secretário Renato Feder explica que a ferramenta reflete um dos objetivos da atual gestão da secretaria, de inserir a tecnologia cada vez mais no cotidiano do estudante. “Pela internet, não é necessário encarar fila.”, explica.

Como funciona

Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que apenas desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, o responsável deverá acessar a area do aluno no link

Se os pais ou responsável desejar tentar uma vaga em outra instituição de ensino, pode indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro.

Já para a matrícula online dos estudantes ingressantes, provenientes do quinto e nono anos das redes municipal e estadual de ensino e que irão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio, o pai ou responsável deve acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela Secretaria conforme georreferenciamento (ou seja, a escola mais próxima do endereço residencial).

Caso haja preferência por uma escola diferente da sugerida, o pai ou responsável pode indicar até três instituições em que desejem tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação. É o responsável pelo estudante, ou o estudante maior de 18 anos, que deve acessar a plataforma, após fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação via SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, o responsável deve clicar em “Matrícula Online”, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo. 
Fonte: Bem Paraná
Via: Portal Cantu
Redação - Douglas Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad