Professores estaduais entraram em greve nesta 2ª feira; “Sem diálogo, não temos saída”

Professores estaduais entram em greve nesta 2ª feira; “Sem diálogo, não temos saída”
Foto - Banda B/APP-Sindicato
A direção da APP-Sindicato informa que professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná entraram em greve nesta segunda dia 02, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia no dia 22 de novembro e confirmada nesta manhã pelo presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, em entrevista ao Jornal da Banda B.

“Começamos greve nas escolas estaduais a partir de hoje e estamos cobrando reuniões com o governo Ratinho Junior ainda nesta segunda-feira. É muito difícil faze ruma greve no mês de dezembro, mas, sem diálogo, não houve outra alternativa. O governo Ratinho Junior enviou a proposta de reforma da previdência estadual para a Assembleia sem diálogo algum, sem nenhum debate. Um projeto que traz enormes prejuízos para servidores na ativa e também aposentados”, disse Leão.

Além da questão previdenciária, Leão aponta também as condições de trabalho como motivo da greve. O presidente da APP-Sindicato destaca o descontentamento da categoria com relação às distribuições das aulas. “É preciso reorganizar o processo educacional do Paraná. Este ano letivo foi desastroso”, ressalta.

Ato na terça-feira

Para esta terça-feira (3), está programado um grande ato do funcionalismo da educação a partir das 9h, com concentração na Praça do Homem e da Mulher Nu(a) (19 de dezembro). Já às 16h, após a mobilização, a categoria se reúne em uma assembleia, em frente ao Palácio Iguaçu, para avaliar os próximos passos do Sindicato.

Segundo a APP, com o modelo de Ratinho, os(as) servidores(as) que já sofrem com salário defasado, sofreram uma grande perda . Com o aumento da alíquota de 11% para 14%, o funcionalismo perde 3% de salário. Assim serão 3% de defasagem contra 2% do reajuste. No final, as categorias perdem 1% de poder de compra. Isso inclui os já aposentados, que pagarão 14% sobre o que passar de dois salários mínimos. A proposta de Ratinho também estabelece contribuição de 14% sobre valores de aposentadoria que forem maiores que dois salários mínimos nacional. Hoje a contribuição é de 11% sobre o que excede o teto do INSS.

Outro lado

A Banda B procurou a assessoria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e aguarda um posicionamento sobre a greve.

A orientação aos pais é que busquem informações na escolas dos filhos para saber se haverá aula ou não a partir desta segunda-feira.

Fonte: Banda B
Via: Portal Cantu

Redação - Douglas Souza

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem