Pitanga - Políticas públicas garantem desenvolvimento da bacia leiteira

Redação - Douglas Souza

Foto: Ilustrativa/ANPr 

O município de Pitanga é reconhecido por sua vocação agropecuária, com destaque para a produção de gado de corte e de culturas como feijão, milho e soja.


Mas, um dos destaques - sobretudo dentro da agricultura familiar - tem sido a produção leiteira, setor em que os pitanguenses ocupam o terceiro lugar dentro do Estado, com um volume anual da ordem de 75 milhões de litros.


Inclusive, de acordo com o secretário de Comércio e Indústria, Ladislau Pietroski, a administração pública está apoiando o desenvolvimento da pecuária leiteira através da reformulação do Programa de Inseminação Artificial (PIA), garantindo assistência técnica para 30 produtores de várias comunidades do município. 


“A difusão da tecnologia vai além da consultoria. Também são realizados dias de campo, palestras e capacitações que envolvem toda a comunidade”, citando um investimento anual de R$ 200 mil. Esse apoio também se reflete no fornecimento de cascalho, construção de silos trincheiras, bebedouros e terraplanagem. 


Ladislau explica que, a partir dessa profissionalização, os produtores estão deixando de “tirar leite” e estão “produzindo leite”. Nesse sentido, os reflexos são o aumento da produtividade e a melhora da qualidade do produto. “Essas ações capacitam e profissionalizam nossos produtores, fator de sucesso do destaque do município na atividade leiteira”, afirmou.
 

INVESTIMENTOS


Pensado ao longo do ano passado, uma das ações para fomentar a economia da cidade é o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), firmado junto ao Governo do Estado e que busca trazer novas empresas para as terras pitanguenses, visando a geração de emprego e renda.


“Também está em desenvolvimento a nova marginal que contribuirá para melhoria e novas instalações de empresas, junto aos parques industriais 1 e 2”, afirmou Ladislau, citando também as obras estruturais feitas nas áreas urbana e rural.


Neste ano que se inicia, o secretário afirma que é esperado um aumento substancial na oferta de vagas de trabalho no município, devido à chegada de uma grande empresa.


''Deverá, num primeiro momento, oferta alguns milhares de empregos diretos, além de criar condições de desenvolvimento maior na zona rural”, citando que adminsitração mantém contato direto com empresários, e tem apoio do Governo do Estado  e de deputados estaduais e federais.


EVIDÊNCIA


De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, o objetivo é mostrar Pitanga como um lugar em que é possível fazer bons e seguros investimentos atualmente.


Entre as condições que garantem esse cenário positivo estão as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas, como a continuidade da ligação asfáltica entre o município e Mato Rico, que trará melhores condições de desenvolvimento.


“A possível exploração do poço de gás é também esperança de outros investimentos e geração de empregos”, pontuou o secretário, acrescentando que a cidade tem um futuro promissor.


TURISMO


A riqueza natural da região central do Paraná tem se mostrado, ao longo dos últimos anos, como um potencial a ser explorado.


Em Pitanga, as caminhadas da natureza, o Caminho do Peabirú e os passeios ciclísticos têm evidenciado as potencialidades do interior. Além disso, a pasta está catalogando as dezenas de cachoeiras espalhadas pelo município, colocando-as no mapa do turismo do Paraná.


“O turismo ecológico vem sendo explorado, buscando melhorias como a pavimentação do caminho que leva ao famoso olho d’água São João Maria”, citando ainda a criação de uma comissão que busca desenvolver propostas para o fomento ao turismo regional. 


Fonte: Jornal Correio do Cidadão 


Redação - Douglas Souza

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem