Sobe para 54 casos confirmados de coronavírus no Paraná

Redação - Douglas Souza


Foto: Josué Damascena/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o novo boletim do coronavírus neste domingo (22), contabilizando 54 casos confirmados da doença no Paraná. No sábado (21), o número de casos confirmados era de 43. Ao todo, o Estado tem hoje 1.354 casos em investigação e 159 casos descartados.

Os novos casos são de Curitiba (3), Foz do Iguaçu (3), Cianorte (1), Colombo (1), Pinhais (1) e moradores de Miami-EUA (2) que estão sendo tratados no Estado.

Os onze pacientes deste boletim são seis homens e cinco mulheres com idades entre 17 e 54 anos e que estiveram na Itália, Emirados Árabes, Miami e/ou contato com casos confirmados fora do Estado.

A secretaria adotou uma nova metodologia para análise de casos. Anteriormente prevalecia o município de notificação, agora é considerado o município de residência. Isso facilita o monitoramento e assegura maior capacidade de verificação e possível circulação do vírus nas localidades pelas equipes de saúde.

Houve alterações de dados. Foram retirados três casos de Curitiba, onde dois pacientes são moradores de São Paulo, e um de Pinhais, e que foram notificados na capital paranaense. Um caso registrado em Umuarama foi alterado para Cianorte, visto que o paciente recebeu o atendimento em Umuarama, mas reside em Cianorte.

Dados

Todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias passam a constar agora no boletim como casos em investigação. A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos.

O Paraná, no entanto, não tem nenhum caso de transmissão comunitária, segundo a secretaria.

Com a nova divulgação dos casos em investigação, a Sesa afirma garantir ainda maior transparência e efetividade de informação, evitando assim dados desencontrados ou até mesmo desinformação.

Aproximadamente 600 casos em investigação foram testados pelo Lacen e foram negativados, mas não constam no sistema do Ministério da Saúde em razão da instabilidade da plataforma (Com Bem Paraná).


Redação - Douglas Souza



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem