Palmital - Sobe para 47 casos confirmados de dengue no município

Portal Douglas Souza


Além dos 47 casos positivos da doença, município tem 44 casos em investigação


Segundo o novo boletim da dengue, divulgado na tarde desta segunda-feira (11), pela agente de epidemiologia municipal, Palmital tem 47 casos positivos da doença, além de 44 casos casos em investigação.


O novo boletim, também divulgou o numero de casos descartados, sendo 29.


Dengue mata. Mude sua atitude. Elimine os criadouros do mosquito.

A dengue é uma doença viral transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Esse mosquito é transmissor não apenas da dengue, mas também da febre amarela, Zika e Chikungunya. É um inseto urbano e de hábito diurno. Tem em seu corpo pintinhas brancas e põe seus ovos em água parada.

Quando o mosquito está contaminado com o vírus da doença e pica uma pessoa, ela pode apresentar desde uma dengue ‘inaparente’ (sem sintomas), até a dengue hemorrágica, que pode levar a pessoa à morte.

Os sintomas da doença são febre alta, dores de cabeça, dores nos músculos e articulações, dores na barriga, dor nos olhos, indisposição, enjôos, vômitos, falta de apetite e manchas vermelhas na pele.

Não há remédio próprio para a cura da doença, apenas medicamentos que aliviam os sintomas, acompanhados de repouso, ingestão de muito líquido e alimentação leve.

A melhor forma de prevenção da doença é o combate do mosquito Aedes aegypti, ou seja, não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente.

Quem pensa que o mosquito da dengue só aparece na estação chuvosa está muito enganado, ele já se tornou resistente e mais perigoso, conseguindo sobreviver em áreas mais frias e em todas as estações do ano. Os ovos podem resistir mais de um ano sem sofrer danos. E, ao entrar em contato com a água, o ovo se ‘quebra’ e começa seu desenvolvimento.

IMPORTANTE: Tampe bem a caixa d’água de sua casa; não deixe água acumulada nas calhas; elimine as poças d’água; tampe bem os potes, filtros e reservatórios; as garrafas devem ser guardadas de boca para baixo; substitua a água dos vasos de planta por areia; fure o fundo das latas usadas, antes de jogá-las no lixo; e mantenha os pneus secos e protegidos de chuva.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem