Gafanhotos: queda na temperatura diminui risco de chegada de insetos ao Brasil - Portal Douglas Souza - Notícias da Região.

Notícias

Post Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Gafanhotos: queda na temperatura diminui risco de chegada de insetos ao Brasil

Portal Douglas Souza
Gafanhotos: queda na temperatura diminui risco de chegada de insetos ao Brasil
Foto - Reprodução Twitter
O monitoramento do avanço da nuvem de gafanhotos que segue em direção ao Brasil continua sendo realizado pelos órgãos de Agricultura do Rio Grande do Sul. De acordo com o fiscal estadual agropecuário da inspetoria de Defesa Agropecuária de Itaqui (RS) Juliano Ritter, os produtores rurais devem ficar tranquilos.

Ele conta que acompanhamento dos insetos acontece desde a quarta-feira, 24, e acontece principalmente em Barra do Quaraí, cidade onde haveria a maior probabilidade de ingresso dos gafanhotos.

Somar Meteorologia. “A nuvem estava nas proximidades de Barra do Quaraí desde ontem [quarta-feira], mas os insetos já estavam mais inativos, justamente por causa da queda na temperatura. Satélites mostram uma frente fria com chuvas e ventos”, disse.

Na tarde desta quinta, Ritter disse que as condições de vento são positivas. “Não temos ocorrência de insetos dentro da fronteira do Rio Grande do Sul, então os produtores devem ficar tranquilos, pois não ocorreu o ingresso da praga”.

O monitoramento feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) indica que, até a noite desta quinta, estão mantidas as previsões sobre a rota da nuvem de gafanhotos, que não entrou em território brasileiro.

O trabalho do Mapa segue em ritmo de alerta em conjunto com as equipes técnicas das Superintendências Federais de Agricultura e dos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de unidades federais de vigilância agropecuária localizadas na fronteira com o Rio Grande do Sul. (Com Canal Rural, via Portal Cantu). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad