Inverno começa neste sábado (20) sem mudanças no clima

Portal Douglas Souza

De acordo com os meteorologistas, a primeira onda de frio deve chegar a Região Central do Paraná, na primeira semana de julho. Haverá geadas e temperaturas negativas

Foto - Larissa Ortiz/RSN
Para os amantes do frio, a notícia é boa. Tem início neste sábado (20) a estação mais fria do ano, o inverno. Porém, conforme a previsão dos meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná, a chegada da estação não traz alterações para o clima de Guarapuava e região nestes primeiros dias. 


De acordo com a previsão dos especialistas, o primeiro dia de inverno deve ser marcado por uma estabilidade atmosférica na Região. Dessa forma, o dia amanhece com temperaturas mais amenas. Porém, com a predominância do sol, ocorre um rápido aquecimento. Ainda segundo os especialistas não há previsão de chuvas para este fim de semana. 


Além disso, os meteorologistas esperam que a primeira onda de frio intenso do inverno em 2020 seja na primeira semana de julho. A partir desta data, serão registradas geadas e temperaturas negativas. Entretanto, a expectativa é de que a estação registre temperaturas mais altas do que as médias já registradas. 


AGRICULTURA 
Havendo previsão de geada, as agrometeorologistas Heverly Morais e Angela Ferreira da Costa recomendam a proteção das lavouras de hortaliças, mudas de café em viveiros e plantas com até dois anos, bem como frutíferas tropicais recém-plantadas, como abacate e manga. 


Além disso, é preciso prevenir danos causados por geadas tardias às plantações de trigo em fase de florescimento e espigamento e frutíferas de clima temperado, como maçã, ameixa, pêssego e nectarina. 


O tempo seco no início do inverno favorece o bom desenvolvimento das frutíferas temperadas, café, trigo e milho safrinha – estes últimos um tanto impactados pela seca severa ocorrida no outono. 


CHUVAS 
Ainda de acordo com os meteorologistas, a previsão é de predomínio de massas de ar seco por diversas semanas, inibindo a formação de chuva de grande extensão e volume. Desse modo, as chuvas devem ficar abaixo ou dentro da média histórica, sem chance de recuperação do déficit hídrico observado desde o ano passado. 


Os especialistas explicam que mesmo com a ocorrência eventual de episódios volumosos, são esperados períodos mais prolongados sem chuva significativa, indicando que o trimestre será mais seco do que a média climatológica. 


Não haverá influência do fenômeno El Niño. Os modelos climáticos indicam tendência de início de um ciclo da La Niña no final do inverno no Hemisfério Sul.


PREVISÃO FIM DE SEMANA 
O fim de semana deve ser com temperaturas confortáveis conforme a previsão. No sábado (20), podem ser registradas temperaturas entre 13ºC e 24ºC. Segundo os meteorologistas, são números altos para esta época do ano. Além disso, os ventos perdem força, o que colabora ainda mais para que as temperaturas fiquem mais confortáveis. 


Desse modo, as rajadas de vento não chegam a 30 Km/h. Nos últimos dias, apesar do tempo firme os ventos chegaram a 60 Km/h, o que faz com que a sensação térmica fique até 2ºC mais baixa que a temperatura registrada pelo termômetro. 


Ainda conforme a previsão do Simepar, o domingo (21) também deve ser de tempo firme e céu claro. Assim, não devem ser registradas a presença de nuvens na Região. O dia deve amanhecer com apenas 12ºC. Porém, a incidência do sol pode elevar as temperaturas e a máxima deve ficar em torno de 25ºC. 


Não deve chover e a semana deve seguir a tendência de tempo firme registrada no fim de semana. A estação termina no dia 22 de setembro, quanto tem início a estação das flores: a primavera. (Com Rede Sul de Notícias).

https://i.ibb.co/4F125LN/DUBENA-1.png

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem