Pato Branco - Réplica da Vila do Chaves, ganha forma e chega a reta final

Portal Douglas Souza

Pato-branquense, fã de Chaves, recriou em um condomínio residencial um episódio do seriado mexicano


As obras na tão esperada Vila do Chaves, em Pato Branco, estão na reta final. Após quase dois anos de construção, a Vila que será replicada em um condomínio residencial no bairro Fraron, começa a receber os últimos ajustes.


Inspirado no episódio 118 de Chaves [Ser Pintor é Uma Questão De Talento, parte 1], o condomínio, que terá três kitnets, está previsto para ficar pronto até, no máximo, metade de 2021.


De acordo com o proprietário da réplica real da Vila do Chaves no Município, Wilson Henrique Tatto, a finalização da obra vem sofrendo atrasos tanto pela pandemia, que dificultou a compra de alguns materiais e da contratação de mão de obra, quanto também pela estrutura da obra, que é totalmente fora dos padrões da construção civil.


“Além disso, tivemos que mandar fabricar algumas coisas, como as janelas e portas, que não são convencionais, e também os itens de decoração da vila, que não são comuns de encontrar”, explicou contando que sua maior dificuldade no momento é encontrar o triciclo do Kiko, que será utilizado na decoração. “Eu vasculhei sites para comprar, mas não consegui achar um que fosse similar ao do seriado, talvez tenha que fabrica-lo.”


O projeto
Em entrevista ao Diário do Sudoeste em fevereiro do ano passado, o engenheiro responsável pela obra, Haron Bonamigo, revelou que, somente para planejar como seria a planta do condomínio, foi necessário quase um ano, pois, segundo ele, era preciso dimensionar o projeto de acordo com as medidas do seriado. “Como não tínhamos as medidas exatas da vila, dimensionamos de acordo com as proporções e medidas do terreno para ficar o mais parecido possível. Fomos adequando de acordo com as decorações e assistimos alguns episódios várias vezes para não perder nenhum detalhe”, disse na época.


Além da planta do projeto, toda a construção da obra, desde a aquisição dos materiais específicos quanto da decoração foram sempre um desafio presente na recriação da Vila. Assim como em todo o processo, a pintura do condomínio também será diferente da utilizada normalmente em construções. Segundo Tatto, será utilizada uma tinta preparada de forma especial (com processo de envelhecimento) para tornar mais real a réplica.


Adaptações na estrutura
O residencial terá três kitnets, que poderão ser alugadas. Nelas, serão retratadas as casas da dona Florinda, da Bruxa do 71 e do seu Madruga (casa 72).


Em entrevista ao Diário, no ano passado, o proprietário havia afirmado que, o interior das residências não será igual ao do seriado, por uma questão de conforto. Segundo ele, em Chaves, os imóveis tinham uma estrutura que não proporcionam comodidade e praticidade.


Um exemplo disso, foi a adaptação na porta (número 23) da casa da Dona Florinda. “Está sendo construída uma porta falsa, no segundo andar, também falso. Tivemos a ideia de fazer isso para conseguir simular o segundo andar do condomínio, que aparece na sala, mas que na realidade não tem como construir nesse nível”, revelou.


A Vila
Depois de pronta, a obra terá três finalidades. A primeira, segundo Tatto, é que o ambiente se torne um local para locações, onde as pessoas poderão realmente morar em uma das casas, ou apenas alugar por aplicativos, como Airbnb, para passar um período.


Além disso, o local também está sendo projetado para se tornar um ponto turístico em Pato Branco. De acordo com o proprietário, a Vila será aberta à visitação ao público externo, uma vez por mês, onde, para a entrada será cobrado alguns itens, que serão doados a comunidade carente do Município.


Por fim, a Vila também poderá ser usada para realização de festas, eventos e também cenário para fotos. (Com Diário do Sudoeste).


https://i.ibb.co/4F125LN/DUBENA-1.png

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem