Prevenção contra a dengue deve ser mantida mesmo com a chegada do inverno

Portal Douglas Souza

O Secretário de Saúde do Paraná Beto Preto, alerta que a dengue mata e a proliferação do mosquito acontece durante o ano todo

Foto - Divulgação/Secretaria de Estado da Saúde
A Secretaria da Saúde do Paraná divulgou hoje (16), o boletim quinzenal com os números da dengue no estado: são 212.074 casos acumulados desde o início do período epidemiológico, em julho do ano passado. 


A diferença do informe anterior para este é de 13.084 casos da doença e o boletim desta quinzena registra 9 óbitos confirmados por dengue. 


Já o total de casos em investigação quanto a classificação final para a dengue diminuiu; eram 59.705 e agora são 52.775 casos em análise. 


Os cuidados de prevenção e controle da dengue devem seguir por parte da população mesmo diante da pandemia da Covid-19 e da chegada do inverno. A Sesa recomenda a verificação constante dos quintais e dentro das residências para a eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti.


“A dengue mata e a proliferação do mosquito acontece durante o ano todo; por isso a necessidade da prevenção; neste momento, como existe a recomendação para as pessoas ficarem mais tempo em casa, por conta do coronavírus, a orientação é que aconteça uma busca minuciosa com a eliminação dos focos do mosquito transmissor”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. “Os cuidados de higiene redobrados devem se estender para todos os ambientes domésticos, de trabalho e de circulação. É preciso acabar com todos os pontos que acumulem água e que podem servir de criadouros”, complementa.


O período sazonal da dengue será finalizado no mês que vem, mas a curva epidêmica já apresenta tendência de queda desde maio em mais de 170 municípios, segundo a Vigilância Ambiental da Sesa.


Eram 33 municípios em situação de alerta e agora são 31. A relação dos municípios em epidemia apresentou pouca alteração se comparada às listas divulgadas anteriormente, eram 237 e agora são 240.


Óbitos – O período soma 148 óbitos, os nove óbitos registrados na publicação de hoje já vinham sendo investigados; oito são do sexo feminino e um do masculino.


Vigilância – O trabalho das equipes de vigilância ambiental no combate à dengue foi adaptado em função da pandemia; por enquanto estão suspensos os grandes mutirões de limpeza e arrastões, mas as atividades de apoio junto às Regionais de Saúde e aos municípios estão mantidas.


Repasses – Na semana passada, a Sesa repassou R$ 1,5 milhão para 62 municípios. Entre fevereiro e março, a Sesa já aportou de cerca de R$ 5,595 milhões para 174 municípios. (Com Secretaria de Estado da Saúde).


https://i.ibb.co/tp9bmSk/unnamed.png

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem