Após passar de mil leitos de UTI Paraná já garante mais ampliação

Portal Douglas Souza

Além das unidades já implantadas, Ministério da Saúde se comprometeu a reabilitar 473 leitos (adultos e pediátricos) e a habilitar mais 303 leitos de UTI nos próximos meses 

Foto - Rodrigo Felix Leal/ANPR
O Paraná ultrapassou nesta semana a marca de 1.000 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos e conseguiu garantir com o Ministério da Saúde a reabilitação de 473 leitos (adultos e pediátricos) e a habilitação de mais 303 leitos de UTI nos próximos meses. Em visita a Curitiba nesta semana, o ministro interino Eduardo Pazuello também disse que novos medicamentos anestésicos para intubação de pacientes chegarão ao Estado em breve. 

O governo também apresentou uma proposta para alocar R$ 100 milhões no caixa da Secretaria de Saúde no ano que vem para aquisição de vacinas contra o novo coronavírus. A iniciativa assegura recursos para a compra futura do imunizante. 

Diante dos impactos da pandemia, o governador sancionou a lei que permite o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2020. A medida é inédita no Estado. Até então, o parcelamento da dívida do IPVA só era possível no exercício seguinte ao vencimento. Basta entrar no site da Secretaria da Fazenda e fazer a solicitação. 

A semana também foi marcada pela continuidade dos investimentos em moradias populares. Foram abertas as inscrições para integrar os condomínios de idosos de Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, entregues casas em Lupianópolis e Santa Mariana, e autorizadas construções em Mariluz, Santa Cruz de Monte Castelo e Querência do Norte. 

1.000 LEITOS 
O Paraná chegou nesta semana a 1.017 novos leitos de UTI para adultos na rede exclusiva de atendimento contra o novo coronavírus. A estrutura atual representa aumento de 76,5% em relação ao estoque de antes da pandemia, que era de 1.329 leitos. As UTIs foram montadas em apenas 130 dias e a previsão é alcançar 1.241 leitos em agosto, o que faria o Estado praticamente dobrar a oferta de unidades avançadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Todos contam com respiradores, ventiladores e os sistemas de gases. 

LEITOS EM LONDRINA 
O Governo do Estado entregou 57 leitos para o Hospital Universitário de Londrina. São 32 leitos de UTI (20 adulto e 12 pediátrico) e 25 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes da Covid-19. O Hospital é vinculado à Universidade Estadual de Londrina e conta com 80 leitos UTI e 121 leitos de enfermaria. A nova estrutura funciona como Hospital de Retaguarda para 97 municípios da região Norte. 

VISITA DO MINISTRO 
O Ministério da Saúde garantiu que vai ampliar as parcerias com o Governo do Paraná e atender várias demandas encaminhadas para a União pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para reforçar o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Estado. Após reunião no Palácio Iguaçu, o ministro interino Eduardo Pazuello assegurou a renovação da habilitação de 438 leitos de UTI e 35 leitos de UTI pediátrica que estão sendo utilizados pelos hospitais paranaenses. Ele também se comprometeu a enviar para o Paraná medicamentos anestésicos para intubação dos pacientes em tratamento intensivo por causa da Covid-19. (Com Correio do Cidadão).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem