Inverno colabora com diminuição de registros de dengue no PR; Palmital não registra casos nas últimas semanas

Redação - Willian Ferreira 

Na 5ª Regional de Saúde, que tem sede em Guarapuava, oito novos casos suspeitos foram registrados nos últimos 15 dias, conforme a Sesa; em Palmital, não houve registros de casos confirmados nas duas últimas semanas

Foto - Informe dengue
A chegada do inverno colaborou para uma diminuição dos registros de casos de dengue no Paraná. Com a chegada dos dias frios o mosquito transmissor da dengue diminui a circulação e assim a proliferação fica atenuada. Porém, a orientação das autoridades de saúde é de que a população continue mantendo os cuidados para o controle da doença. 


De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná, quatro municípios tiveram autoctonia excluída nos últimos 15 dias, ou seja, deixaram de apresentam casos com origem no próprio município. As cidades são Céu Azul, Engenheiro Beltrão, Icaraíma e Paranavaí. 


Os municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava, registraram oito novas suspeitas de dengue. Quatro novos casos suspeitos foram registrados em Guarapuava, dois em Palmital, um em Nova Laranjeiras e um em Virmond. Atualmente, a regional tem 141 casos confirmados conforme o boletim. 


Além disso, a cidade com maior número de casos confirmados é Palmital, que já teve 60 pacientes confirmados com a doença. Já a sede da regional, das 67 notificações suspeitas, quatro foram confirmados. 


Palmital 
Segundo informações do setor de epidemiologia municipal de Palmital, repassadas para a redação do Portal Douglas Souza, o município não registrou casos positivos de dengue nas últimas duas semanas, permanecendo com 59 casos confirmados.


COMBATE À DOENÇA 
Ainda de acordo com as informações da Sesa, outro fator avaliado são as atividades de combate dos municípios, por meio das regionais de saúde e sob coordenação da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde. Desse modo, cerca de 70 cidades receberam ações para remoção técnica dos criadouros, com participação de equipes de profissionais da própria secretaria estadual. Além disso, a secretaria fez capacitações em vários municípios, tanto para a eliminação de grandes focos, como de manejo clínico a doença. 


Entre fevereiro e junho, o Governo do Estado fez o aporte de mais de R$ 7 milhões beneficiando 216 municípios nas ações de combate à dengue. O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, reiterou que os cuidados com a proliferação do mosquito devem ser mantidos. 


“Mesmo durante o difícil enfrentamento da covid-19 e mesmo com a chegada do inverno vamos manter as atividades que visam acabar com a dengue. A dengue segue como uma das maiores preocupações do estado. Todos temos que seguir vigilantes quanto ao mosquito Aedes Aegypti; este é uma apelo que fazemos à população, precisamos acabar com os criadouros da dengue pois ainda registra milhares de casos e cerca de 90% dos criadouros estão nos domicílios”.


DADOS 
Por fim, o boletim quinzenal totaliza 217.891 casos no período, com início do monitoramento no fim de julho do ano passado. Assim, são 5.817 casos a mais que o informe anterior divulgado há 15 dias; 243 cidades estão em epidemia e 30 em situação de alerta para a dengue. 


Nove mortes que estavam em investigação entre fevereiro e maio foram confirmados no novo informe. Agora são 157 mortes confirmadas por dengue no período.


Redação - Willian Ferreira 

https://i.ibb.co/tp9bmSk/unnamed.png

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem