Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Portal Douglas Souza

Entenda as diferenças entre os tipos mais comuns da diabetes

Foto - Cuidados Mil
Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves. 

O que causa a diabetes? 

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que regula os níveis de glicose no sangue e garante a energia do corpo. Quando há um problema na produção dessa substância ou na sua absorção pelo organismo, se desenvolve uma doença crônica chamada diabetes, que pode ser dividida entre tipo I e tipo II. Um quadro de hiperglicemia por longos períodos de tempo pode levar a danos aos vasos sanguíneos, nervos e diversos órgãos. 

Diabetes tipo I: variação mais rara é causada por falha no sistema imunológico que afeta as células 

A diabetes tipo I é uma variação menos comum da doença e que costuma surgir na infância ou na adolescência. Nesses casos, o sistema imunológico destrói as células beta do pâncreas e, em consequência, o órgão produz pouca ou nenhuma insulina. Os sintomas mais comuns são sede, fome e urina em excesso, emagrecimento e sensação de cansaço e fraqueza. Essa variação da doença é insulinodependente, ou seja, o paciente necessita de aplicações diárias de insulina. 

Diabetes tipo II se caracteriza pela resistência insulínica 

Aproximadamente 90% do casos de diabetes são de tipo II e o surgimento está associado a uma incapacidade do corpo de utilizar adequadamente a insulina produzida. Diferentemente do tipo I, as células do pâncreas produzem a insulina, mas a ação do hormônio fica dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica. A instalação da doença pode ser mais lenta e os sintomas podem demorar mais tempo para aparecer. Entre os principais sinais está o aumento da sede, da urina e do peso, dores nas pernas e alterações visuais. 

Mudança de hábitos é fundamental para o controle da doença 

Em ambos os casos de diabetes, o estilo de vida do paciente pode ajudar no tratamento e contribuir para o controle da doença. Entre as recomendações, ter uma alimentação saudável e balanceada e manter a prática de exercícios físicos de forma regular demonstram os melhores resultados, principalmente entre as pessoas com diabetes de tipo II, que costuma estar associada a obesidade e ao sedentarismo. Vale lembrar que é muito importante procurar a ajuda médica assim que surgirem os primeiros sinais para evitar outros problemas graves, como doenças renais, hipertensão, lesões nos olhos, entre outros. (Cuidados Mil).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem