Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Suicídio; Preste atenção nestas informações importantes

Redação - Zilda Mendes

O maior intuito da Campanha Setembro Amarelo é conscientizar a sociedade em geral que problemas como a depressão, que estão diretamente associados ao suicídio, é uma doença e deve ser tratada como tal e não como uma “bobeira ou falta do que fazer”

Foto - Blog Jonei Farias
Desde o ano de 2014 o mês de setembro foi escolhido para ser o mês de conscientização e o combate ao suicídio. E hoje dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém vale lembrar que não é apenas no mês de setembro que devemos lembrar da importância de se combater esta que é uma das mais tristes realidades que muitas famílias acabam enfrentando. 

Esta campanha tem o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio no país. O maior intuito da Campanha Setembro Amarelo é conscientizar a sociedade em geral que problemas como a depressão, que estão diretamente associados ao suicídio, é uma doença e deve ser tratada como tal e não como uma “bobeira ou falta do que fazer”.  

Durante muito tempo o suicídio foi considerado um grande pecado, isso devido a crenças religiosas, morais ou culturais, onde inclusive lideres religiosos eram proibidos de realizar celebrações fúnebres para pessoas que tivessem tirado a própria vida. Tudo isso pode estar associado com a dificuldade que as pessoas sentem em falar abertamente sobre o assunto, por medo ou vergonha de serem julgados.  

De acordo com o relatório da OMS, até o mê de setembro do ano passado as principais formas de suicídio foram através de enforcamento, seguida por envenenamento e o uso de armas de fogo. A OMS, acredita que restringir o acesso destes meios a possíveis suicidas é uma das possibilidades para reduzir o número de casos. 

E outro fator muito importante é o acompanhamento, o carinho atenção, e principalmente estar atento a certas "ameças" através de expressões, ou atitudes que nunca podem desconsideradas, pois o suicida na maioria das vezes dá sinais. 

Estar presente, demonstrar interesse e carinho aos familiares é uma das maneiras de identificar e prevenir problemas de depressão. Sinais como mudanças de comportamento, reclusão e até alterações no sono e apetite, podem ser sinais de depressão. Participar do processo de cura do familiar também é extremamente importante, além é claro de contar com a ajuda de especialistas da área da saúde mental. 

E de forma alguma nunca desafiar, a pessoa como por exemplo: "Faz nada", "Você não tem coragem", suicídio é um caso muito grave e o cuidado para com estas pessoas é fundamental na prevenção. (Com Blog Jonei Farias).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem