5ª Regional de Guarapuava deve receber primeiras doses da vacina contra a Covid-19 até quarta-feira (20)

As vacinas serão distribuídas entre os 20 municípios da Regional, obedecendo os grupos priorizados pelo Plano Estadual

Foto - Divulgação
A 5ª Regional de Saúde aguarda as primeiras doses de vacina contra a covid-19 para começar a imunização. De acordo com a chefe regional, Eliane Harmuch, havia um número inicial de doses que seriam enviadas. Entretanto, esse número já mudou e ainda está sendo contabilizado.

Todavia, a expectativa é de que até a quarta (20) os grupos prioritários comecem a ser vacinados. “A vacina chegará no Paraná por volta das 18h40de hoje e seár separada para o envio aos municípios. Então esperamos receber o primeiro lote na quarta. Se chegar pela manhã, a vacinação pode começar ainda na quarta. Ou então na quinta pela manhã”. Entretanto, Guarapuava terá um plano municipal específico para a vacinação. Os insumos recebidos ontem (17) devem começar a serem retirados hoje (18).

Conforme Eliane, o primeiro lote será suficiente para vacinar os grupos prioritários previstos pelo Plano Estadual. “Vamos vacinar os profissionais da saúde, a população que vive instituições permanentes e os indígenas”.

De acordo com Eliane, as demais pessoas, por grupos prioritários, começarão a receber a vacina conforme a chegada das doses. “Nós entregamos as doses aos municípios. E estes operacionalizam a vacinação”.

Em busca de mais informações, o Portal RSN tentou contato com o secretário de Saúde, Jonilson Pires. Entretanto, ele enfrenta problema de saúde na família e não estava disponível. É a Secretaria que vai escolher a primeira pessoa a tomar a vacina. Por enquanto, há informações de que equipes irão até os hospitais e outras unidades de saúde para vacinar os profissionais. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes deve se pronunciar em uma ‘live’ nesta terça (19).

OS GRUPOS NA REGIÃO
As primeiras doses iniciais contemplarão profissionais da saúde que atuam na linha de frente. Assim sendo, serão quem trabalha nas UPAs, postos de saúde, hospitais e Samu. Também serão vacinadas as pessoas que vivem em instituições, como asilos, por exemplo. Conforme Eliane, essas entidades existem em Guarapuava, Pinhão, Prudentópolis, Laranjeiras do Sul e Cantagalo. Esses municípios integram a 5ª Regional de Saúde. No total, a regional atende 20 municípios. 
Imagem 5° Regional/Via RSN
RATINHO JUNIOR BUSCA VACINA EM SÃO PAULO
Conforme informações do governo, na manhã desta segunda (18), o governador do Paraná, Ratinho Junior, se dirigiu a São Paulo em busca das doses da vacina contra a covid-19 De acordo com o Ministério da Saúde, o Estado vai receber 242.880 doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. As doses da vacina estão carregadas no avião da FAB e há previsão de chegada em Curitiba, por volta das 18h40, segundo a 5ª Regional.
De acordo com a Saúde, dessas, 22.720 estão reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia. Além de idosos que vivem em asilos, cuidadores e pessoas com deficiência.
Foto - Reprodução/Instagram
Pelo Instagram, o governador anunciou a ida a São Paulo. “Viemos buscar as primeiras doses da vacina para o nosso Paraná. Estamos preparados para iniciar a vacinação. Caminhões e aeronaves a postos para levar a vacina para todos os municípios paranaenses”.

Pela mesma rede social, ele declarou que a campanha de vacinação estava aberta. “Declaro aberta a campanha de vacinação contra o coronavírus no Estado do Paraná. A partir de hoje, escreveremos um novo futuro. Que Deus nos abençoe a todos”! (Com Portal RSN).
6e22e4fc-7329-422b-8d19-d930a6c278e8
Participe do grupo de WhatsApp do Portal Douglas Souza e receba informações em seu celular; Grupo de WhatsApp Portal Douglas Souza (04)
ODONTO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem