https://i.ibb.co/3FFvsLT/PUB01.gif

Palmital completa 60 anos de Emancipação Política nesta quinta-feira (21); saiba um pouco da história do município

Portal Douglas Souza, parabeniza a todos os munícipes desta maravilhosa cidade, que tem um povo humilde, trabalhador, honesto e acolhedor

Foto - Reprodução
Nesta quinta-feira, dia 21 de Janeiro de 2021, o município de Palmital completa seu 60° aniversário de Emancipação Política e nós do Portal Douglas Souza, parabenizamos esta cidade que tanto amamos, parabenizamos este povo maravilhoso, humilde, trabalhador, honesto e hospitaleiro. Parabéns Palmital.

Um pouco mais sobre Palmital
Palmital é uma cidade de muitas belezas naturais, localizada na região Central do Paraná. São cachoeiras, grutas e cavernas, pouco exploradas turisticamente – de tirar o fôlego.

Com a população estimada em 13.389 habitantes, segundo o IBGE, sua colonização baseou-se na exploração vegetal, de madeira e erva-mate por imigrantes italianos e ucranianos, que até hoje mantêm vivos os costumes típicos, religiosos, culinários e culturais.

Palmital faz divisa com Pitanga, Santa Maria do Oeste, Laranjal, Marquinho, Goioxim, Roncador e Mato Rico. Quem não conhece, não deixe de conhecer esse pedacinho do Paraná cheio de riqueza, formosura e encanto.

FestaAlguns eventos movimentam o calendário da cidade. Dentre eles, os mais importantes são a Festa do Milho e o Festival de Música Sertaneja de Palmital - o Femuspa. (Não realizado neste ano devido a pandemia do coronavírus).

Cachoeiras 
O relevo montanhoso propicia a prática de esportes radicais. Merece destaque a grande quantidade de água, rios, lagos, cachoeiras, achados arqueológicos em estudo, corredor ecológico, animais silvestres, fauna e flora preservadas.

Turismo Religioso 
No interior de Palmital há inúmeras capelas e igrejas, locais para prática de cultos e festividades religiosas. Destaque para igreja ucraniana e a caminhada para a gruta de Bom Jesus.

Passeio 
Caverna vulcânica localizada dentro de uma fazenda particular, na comunidade da Linha Catuana. A caverna ficou conhecida como Casa da Pedra. A área está destinada a pesquisas por Geógrafos, geólogos e vulcanólogos, que descobriram a primeira caverna de origem vulcânica do País. É uma cavidade diferenciada, com tubos de lavas preservadas. A estimativa, apesar de evidências perdidas no tempo, é que alguns derrames têm idade superior a 130 milhões de anos.

Como chegar - Palmital é margeado pela PR-456 e BR-158, sendo as principais rodovias de acesso. Palmital está a 380 km de Curitiba e a 120 km de Guarapuava, a maior cidade nas proximidades.

Gastronomia
A gastronomia local é marcada pela culinária italiana e ucraniana, como a produção de vinhos coloniais, bolos, cucas e perohê (espécie de pastel cozido). O sanduíche X-Pernil é outra opção marcante da culinária palmitalense.

Preservação ambiental - Palmital se destaca em nível regional devido à responsabilidade ambiental. O município tem duas Unidades de Conservação Ambiental a Estação Ecológica de Cantuzinho e o Parque Urbano Nilza Clazer de Almeida.

Caça proibidaPara conservação da fauna no município, a caça é proibida em todas as épocas do ano. A pesca é regulamentada. 

PioneiroA família de Maximiliano Vicentin foi a primeira a romper as matas virgens, vinda de Santa Maria do Oeste. A família virou nome da primeira rua da cidade de Palmital.

Festa do milhoA Festa do Milho é a festa típica do município, realizada há 32 anos. Como o próprio nome sugere, o cardápio principal da festa é baseado no milho verde, principal cultivo agrícola do município.

FemuscaFestival de Música Sertaneja de Palmital tem a proposta de promover e difundir a apresentação de talentos locais por meio de música e dança. Chama à atenção a apresentação do grupo folclórico ucraniano Zirka, devido às danças típicas culturais. (Com Viaje Paraná).

Parabéns Palmital!!!
6e22e4fc-7329-422b-8d19-d930a6c278e8
Participe do grupo de WhatsApp do Portal Douglas Souza e receba informações em seu celular; Grupo de WhatsApp Portal Douglas Souza (04)
ODONTO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
https://i.ibb.co/nD1c9pj/PUB02.gif
https://i.ibb.co/3FFvsLT/PUB01.gif
https://i.ibb.co/3FFvsLT/PUB01.gif