Arthur Lira, do PP, é eleito presidente da Câmara em 1º turno com apoio de Bolsonaro - Portal Douglas Souza - Notícias da Região.

Notícias

Post Top Ad

Post Top Ad

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Arthur Lira, do PP, é eleito presidente da Câmara em 1º turno com apoio de Bolsonaro

Arthur Lira é eleito com 302 votos, contra 145 de Baleia Rossi

Foto - Câmara dos Deputados
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito nesta segunda-feira (1º) presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa Legislativa pelos próximos dois anos, até 2023.

Lira recebeu 302 votos, e Baleia Rossi, 145. Com isso, a vitória foi definida já no primeiro turno.

Líder dos partidos do Centrão, que fazem parte da base do governo na Câmara, o deputado tinha o apoio do Palácio do Planalto. O resultado representa uma vitória política do presidente da República, Jair Bolsonaro, que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa.

Além de definir as pautas de votação do plenário, o presidente da Câmara tem a prerrogativa de decidir, sozinho, se abre ou não um processo de impeachment para afastar o presidente da República.

O presidente da Câmara também ocupa o segundo lugar na linha de sucessão da Presidência da República.

Na hipótese de Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão, estarem fora do país, quem comandará o Planalto será Lira.

O principal adversário do novo presidente na disputa foi Baleia Rossi (MDB-SP) – candidato do agora ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tentava emplacar um sucessor. Ao todo, nove candidatos se inscreveram na eleição.

Lira foi eleito com o apoio de 11 partidos: PP, PL, PSD, Republicanos, Avante, PROS, Patriota, PSC, PTB, PSL e Podemos. (Com G1).
6e22e4fc-7329-422b-8d19-d930a6c278e8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad