Laranjal - Município registra 1° caso de Dengue neste novo período epidemiológico; paciente contraiu a doença em outro município

Laranjal, Cantagalo e Guarapuava são os município da 5° Regional de Saúde que até o momento registraram casos confirmados de dengue

Foto - Dengue/Reprodução
Laranjal
O novo boletim da Secretaria de Saúde do Paraná confirmou o primeiro caso de Dengue em Laranjal. Os dados são referentes ao período epidemiológico que teve início em agosto do ano passado.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, repassadas a redação do Portal Douglas Souza, o paciente (qual não teve o nome ou idade divulgado) que trabalha em uma empresa em Ubiratã, não contraiu a doença no município.

Palmital
O município de Palmital contabiliza duas notificações, porém, uma já foi descartada.

Marquinho
De acordo com a Sesa, o município de Marquinho já descartou dois casos que eram considerados suspeitos da doença.

Guarapuava
No município de Guarapuava, de seis casos notificados, um foi confirmado e outros cinco foram descartados.

Cantagalo
Outro município da região que registrou caso de dengue nesta semana é Cantagalo. De três notificações, uma foi confirmada e outras duas descartadas através de exames.

Em todo o estado são mais 503 casos e dois óbitos.

Os dados acumulados no período epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado, registram 3.927 casos confirmados e nove óbitos, 36.658 notificações, 18.846 casos descartados e 9.333 em investigação.

347 municípios do Paraná têm notificações para a dengue e 223 apresentam casos confirmados. O Paraná tem até o momento 59 municípios que apresentam incidência proporcional acima de 50 casos por 100 mil habitantes.

“Embora a preocupação atual seja com a pandemia do novo coronavírus, não podemos descuidar dos demais agravos que infelizmente também levam nossos pacientes a óbito”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, a Sesa tem realizado o trabalho de campo em conjunto com as regionais para eliminar os criadouros do mosquito e reforçar as orientações para a população. “Nosso trabalho continua sendo integrado com os municípios juntamente com a participação dos paranaenses. Cerca de 90% dos criadouros do mosquito transmissor da doença estão nos quintais e ambientes internos das residências paranaenses por essa razão é importante que a comunidade esteja engajada no combate à dengue, eliminando os focos que se concentram em recipientes que acumulam água parada”, acrescentou.

ÓBITOS – Os dois novos óbitos registrados neste período referem-se a uma mulher de 23 anos e um homem de 36 anos, ambos sem comorbidades e residentes no município de Paranaguá, no litoral do Estado. As duas mortes foram registradas no dia 18 e 24 de fevereiro, respectivamente.

SINTOMAS – A dengue se manifesta com a febre, de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas, que é a vermelhidão pelo corpo.

Os sinais de alerta a dengue apontando evolução para quadros mais graves associa dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros.

Na dengue grave, podem surgir sangramentos severos, inclusive hemorragia digestiva, choques e formas de comprometimento neurológico, hepático e cardíaco.

O médico da Sesa, Enéas Cordeiro de Souza Filho, da Vigilância Ambiental, diz que “diante do período epidemiológico da circulação de dengue no estado frente à pandemia por Covid-19, compete à equipe de saúde na Atenção Básica e Urgência e Emergência o acolhimento, o diagnóstico e o manejo clínico adequado. O paciente deve evitar postergar a procura por atendimento e evitar a auto-medicação.”
6e22e4fc-7329-422b-8d19-d930a6c278e8
Participe do grupo de WhatsApp do Portal Douglas Souza e receba informações em seu celular; Grupo de WhatsApp Portal Douglas Souza (04)
49bb4fa6-d252-4de9-a9ce-71fe242b2c21

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem