Paraná recebe novas doses de vacinas e 99% são para população em geral

Distribuição das vacinas começa nesta quinta (1). Conforme a Sesa, nova metodologia busca equilibrar cobertura vacinal

Foto - SESA

Para acelerar a campanha de vacinação contra a covid-19 no Paraná, o Estado recebeu mais 361.490 doses de imunizantes nas últimas horas. Dessas 277.250 do imunizante da Fiocruz/AstraZeneca. E outras 84.240 doses Pfizer/BioNtech.

As vacinas da AstraZeneca chegaram ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (RMC), na noite dessa quarta (30). Já as doses da Pfizer chegaram em voo às 8h30 desta quinta (1). De acordo com a Sesa, 99,7% do lote serão para aplicação da primeira dose na população em geral acima de 18 anos.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, das vacinas da Pfizer, 1.050 doses (0,3%) serão reservadas para profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas – finalizando o atendimento deste grupo. O quantitativo também inclui a reserva de 10%, para perdas técnicas e físicas, falha no transporte ou quebra de frascos.

“A orientação expressa do governador Carlos Massa Ratinho Junior é vacinar o maior número de pessoas no menor período de tempo possível”. Assim, o envio da remessa começará ainda nesta quinta para a 2ª Regional de Saúde, que compreende Curitiba e os municípios da Região Metropolitana.

NOVA ESTRATÉGIA
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os imunizantes seguirão para as outras 21 Regionais de Saúde do Paraná na manhã desta sexta (2). As vacinas estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

A distribuição de doses para os municípios ocorrerá de acordo com a nova metodologia determinada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O novo método prevê a readequação do quantitativo de doses nas 399 cidades paranaenses. Dessa forma, a estratégia de acordo com o secretário Beto Preto, busca igualar a cobertura vacinal de 80% da população adulta até o fim de agosto.

"Desse modo, queremos acelerar a imunização simultânea dos municípios, garantindo que possíveis diferenças nas faixas etárias em razão da cobertura dos grupos prioritários sejam equalizadas. Nessa carga já haverá uma equalização tênue do quantitativo enviado."

Conforme a Sesa, para o cálculo de distribuição, as equipes técnicas da Secretaria da Saúde consideram as doses já aplicadas e as previsões de envio de novos imunizantes. Por fim, conforme o secretário, cidades que ainda não conseguiram baixar a faixa etária vão alcançar aquelas que estão mais adiantadas no calendário de imunização. (Com Portal RSN).

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba informações em seu celular: Grupo de WhatsApp Portal Douglas Souza (06)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem