MP-PR diz que investigação de tiros contra caravana de Lula entre Laranjeiras do Sul e Quedas do Iguaçu é “inconclusiva”

O ataque se deu no dia 27 de março de 2018, durante a caravana do petista entre as cidades de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul

Foto - Reprodução

Depois de mais de 3 anos, o MP-PR (Ministério Público do Paraná) afirma que as investigações “realizadas até o momento” sobre os tiros disparados contra 3 ônibus da Caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são “consideradas inconclusivas”.

O ataque se deu no dia 27 de março de 2018, durante a caravana do petista entre as cidades de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul.

Um inquérito foi aberto junto à Vara Criminal de Laranjeiras do Sul para investigar o caso. De acordo com a perícia, um dos ônibus, que levava jornalistas, recebeu 2 tiros na lataria do lado direito do veículo. Um dos projéteis encontrados passou por 1 orifício de 10 milímetros, atingiu a lataria, e foi bloqueado por uma chapa de aço.

O outro passou de raspão no vidro do veículo, mas a bala não foi encontrada. Já um 3º tiro acertou o ônibus do meio que transportava assessores. O ex-presidente estava no ônibus da frente. Ninguém ficou ferido. Na época, o delegado responsável pela investigação Helder Andrade Lauria, disse que os disparos foram intencionais.

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhFUunwjVcqmCFMl2wzTBAERXRKZRb_jheK00tfjVFXAoXYX2eyRula0vIaxRC2Ry_Lnt7bX81RmamFkORegbjXdVhskeJpiGYUoITK3UAKRjUHTPCqMyEPciH1LXMcV__6M4lezXqdrXl25MJ0TPY9rtJPywNblcmC-yFD-HTW3zDFdY5cpr9GR84joA=s16000

As apurações mostraram que o atirador estava a 18,9 metros de distância da rodovia, em uma posição atrás do lado direito do ônibus e em uma altura de 4,3 metros em relação ao chão. No entanto, as investigações não conseguiram descobrir os responsáveis pelo crime até o momento. Os peritos também concluíram que o atentado se deu na altura do quilômetro 20 da rodovia PR-473, no município Espigão Alto do Iguaçu (PR). Devido à competência territorial, o MP do Paraná teve que pedir, em 2019, o deslocamento do caso para a instância responsável pela área.

Atualmente, “o inquérito tramita sob a responsabilidade da Polícia Civil” na Vara de Quedas do Iguaçu, informou o MP-PR em nota. A Polícia Civil do Paraná disse ao Poder360 que, em 2019, um delegado foi designado para “atuar de forma especial e direcionada” na investigação do caso. “O delegado aguarda a devolução dos autos por parte do judiciário para análise do parecer ministerial quanto a necessidade de diligências”, declarou a instituição. Também em nota encaminhada ao Poder360, a assessoria do Instituto Lula afirmou que lamenta que “um crime político que atentou contra a vida de pessoas de forma covarde tenha uma apuração tão lenta".

Já a assessoria do PT disse que a demora na apuração do crime “é um estímulo à violência política e à impunidade”. O partido também afirma que o caso “é parte de uma série de violências cometidas contra o PT e seus dirigentes” e que enquanto o crime não for investigado “seriamente […], o ódio e a violência continuarão ameaçando a democracia no Brasil”.

Eis a íntegra da nota:

“A leniência das autoridades do Estado do Paraná em relação ao atentado contra a caravana do presidente Lula, em março de 2018, é um estímulo à violência política e à impunidade. São mais de três anos ignorando a gravidade do crime e as fortes evidências reunidas quanto a sua autoria.

O atentado contra a caravana de Lula é parte de uma série de violências cometidas contra o PT e seus dirigentes, como foram os atentados à sede do Instituto Lula, à sede do Diretório Nacional do Partido em São Paulo e de diretórios municipais, todos impunes.

Somam-se ao assassinato de Mar Marielle e Anderson e aos assassinatos de lideranças sociais, rurais e indígenas em todo o país. Enquanto esses crimes não forem investigados seriamente, seus autores identificados e levados a julgamento, o ódio e a violência continuarão ameaçando a democracia no Brasil”. (Com Poder360).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem