Psicóloga Josiane S. Simiano fala sobre a importância da orientação vocacional

Lembrando que na clinica Tríade, a Psicóloga Josiane S. Simiano atende os convênios FUPS (Coamo) e também Unimed, de forma on-line ou presencial

Imagem ilustrativa/Clínica Tríade

Você alguma vez já passou dias ou até meses se questionando sobre o que gostaria e possui aptidão para fazer o resto de sua vida?
Se sua resposta for sim, então você certamente não conhece a importância de fazer a ORIENTAÇÃO VOCACIONAL, voltada para os jovens ou a ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, voltada para os adultos.

Ganhar dinheiro fazendo o que se ama é um sonho universal, porém muitas pessoas permanecem em empregos que os mantém infelizes, seja por medo de conhecer algo novo ou por comodidade.

Os adolescentes, cercados pela pressão do VESTIBULAR ou do ENEM, precisam tomar a decisão sobre qual carreira seguir, e acabam muitas vezes fazendo a escolha errada, porque tomam como base apenas a questão financeira ou o próprio desconhecimento da profissão, envolvendo-se em empregos que nada tem a ver com o que gostariam de trabalhar.

A importância de fazer a ORIENTAÇÃO VOCACIONAL ou PROFISSIONAL
A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL tem como objetivo mostrar possíveis caminhos aos jovens que estão encontrando dificuldades para definir seu futuro profissional. Através de entrevistas, atividades e testes específicos, serão analisadas as áreas de melhor atuação para cada pessoa.

Com números cada vez mais altos de desistência em cursos profissionalizantes e faculdades, é possível perceber a importância de se fazer a ORIENTAÇÃO VOCACIONAL. Para os adultos, em suas profissões já escolhidas, mas insatisfeitos com o trabalho que realizam, também podem fazer ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, para serem auxiliados na procura de profissões que possam mostrar maior rendimento.

Caso você ainda esteja se perguntando se deve considerar investir em fazer ORIENTAÇÃO VOCACIONAL ou PROFISSIONAL, conheça alguns dos seus benefícios e saiba se está na hora de agendar a sua:

– Se você está inseguro ou insatisfeito sobre sua maneira atual de obter renda ou se você gostaria de saber mais sobre suas competências e habilidades, além de ter certeza de que está no local ideal para você;

– Se você precisa decidir se está no curso correto ou se possui um número insatisfatório de reprovações em disciplinas;

– Se você deseja se informar melhor sobre o funcionamento do mercado de trabalho e como atuar nas áreas em que possui aptidão, conhecendo as variadas profissões disponíveis nelas;

– Se você já sabe qual área de interesse que quer, mas ainda não definiu certamente qual carreira seguir, necessitando precisão e cuidado na sua escolha;

– Se você gostaria de progredir em sua carreira, conhecendo as oportunidades e facilidades que podem ser adquiridas sem a necessidade de transferência de curso ou de troca de emprego.

É possível observar algumas pessoas que não conhecem a importância de fazer a ORIENTAÇÃO VOCACIONAL ou PROFISSIONAL e já possuem curso superior, porém não exercem a profissão em que se formaram. Isso acontece justamente pelo desconhecimento das oportunidades que essas orientações proporcionam.

COMO FUNCIONA A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL OU PROFISSIONAL
A orientação é realizada por meio de 4 encontros presenciais ou on-line, com duração de 30 minutos cada:

1º encontro: é feita uma entrevista objetiva e atividades exclusivas.
2º encontro: é realizada avaliação e orientação das atividades feitas no primeiro encontro.
3º encontro: aplicação de testes específicos.
4º encontro: apresentação dos resultados.

Se, anteriormente, o teste menos preciso já era capaz de auxiliar milhares de pessoas a se realizarem profissionalmente, hoje em dia, com os avanços e novas técnicas, a chance de erro é extremamente baixa e improvável.

MAIS ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Com a ORIENTAÇÃO VOCACIONAL é importante você saber que a ajuda dela não recai apenas sobre a escolha profissional, como também sobre o autoconhecimento das suas capacidades e habilidades, aumentando e abrindo um leque de oportunidades.

Com a ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, além de encontrar e descobrir novas habilidades, ainda é possível buscar promoções e aumentos de salário, pois conhecerá mais sua área de atuação melhorando o seu futuro profissional.

Optar por procurar um profissional capacitado na área é uma decisão séria, considerando a importância de fazer a ORIENTAÇÃO VOCACIONAL caso você esteja indeciso sobre qual carreira seguir, ou a ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL caso esteja insatisfeito/infeliz com sua profissão. Lembrando que apenas ela não garante sucesso na carreira, é necessário conhecer bem as áreas indicadas e não ter medo de arriscar.

Lembrando que na clinica Tríade, a Psicóloga Josiane S. Simiano atende os convênios FUPS (Coamo) e também Unimed, de forma on-line ou presencial.

A clínica Tríade fica localizada junto ao Consultório do Dr. Dilamar, na Rua Vicente Machado, em frente ao Cartório de Registro Cívil, em Palmital; entre em contato pelo WhatsApp (42) 99804-7820 e agende uma consulta.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem