Sanepar reforça alerta sobre o uso consciente de água

A gestora de educação socioambiental da Sanepar no Norte do Paraná, Andrea Fontes, dá dicas de consumo racional

Foto - Sanepar/Sede

A estiagem está castigando o Paraná e na Região Noroeste 10 municípios estão em alerta. Se o consumo de água aumentar muito, essas cidades podem enfrentar um racionamento como já ocorre em municípios do Norte pioneiro. E no fim de ano, com as reuniões familiares, as férias, o calor, a chance de aumentar o consumo de água é muito grande. Por isso, a Sanepar está reforçando o pedido para que os consumidores tomem cuidados no uso da água.

A gestora de educação socioambiental da Sanepar no Norte do Paraná, Andrea Fontes, dá dicas de consumo racional. “É recomendado que façamos um uso mais consciente dessa água. Na hora do banho, fazer banhos mais rápidos, lembrando que em média, em 10 minutos, nós gastamos 120 litros de água, então reduzindo um pouco esse tempo é uma economia importante que fazemos. Evitar deixar torneiras pingando. Se tiver com algum problema, promover o conserto. Além disso, para lavar louça e roupa, promover o acúmulo primeiro e só depois lavar. São dicas valiosas que contribuem para este uso mais consciente”.

Previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que até o fim de janeiro devem ocorrer chuvas muito abaixo do esperado para a época do ano e, ainda, temperaturas muito altas, em especial nas regiões norte, noroeste, oeste e sudoeste do Paraná. Desse modo, podem ocorrer episódios de tempestades isoladas e de curta duração devido ao forte calor previsto para as próximas semanas.

Um outro grande vilão no desperdício da água são os vasos sanitários. Às vezes existe ali um vazamento constante, as pessoas não ficam atentam. É necessário promover a adequação, o conserto para evitar também um desperdício constante. E a verificação de se não há vazamento em qualquer ponto da residência. Uma simples saída na tubulação, de 2 milímetros, já faz a gente gastar cerca de 3.200 litros de água por mês. 
 
Por fim, nesta temporada de calor é muito comum o uso de piscinas plásticas, que consomem muita água caso haja a troca constante. A dica é, assim como as piscinas de alvenaria, tratar a água com cloro. (Com Portal RSN).


Quer ficar por dentro das principais notícias da região? Então acompanhe o Portal Douglas Souza nas redes sociais, clicando nos seguintes links: WhatsApp | Facebook | Instagram

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem