Janeiro branco: mês de conscientização pela saúde mental e emocional

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável, e esse resultado é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde

Imagem ilustrativa/Reprodução

Inspirado no movimento “Outubro Rosa”, a campanha “Janeiro Branco” surgiu no ano de 2014, com o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão da população sobre o tema, que é cercado de tabus.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável, e esse resultado é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde.

Um levantamento realizado em 2021 pela plataforma Vittude, aponta que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.

Desses, 37% estão com stress extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado extremamente severo de depressão. Ainda, a ansiedade extremamente severa atinge níveis ainda mais altos: 63%.

Por que o mês de janeiro?
O mês de janeiro foi escolhido para abrigar a campanha pois carrega a simbologia da renovação, um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Essa escolha busca incentivar as pessoas a pensarem a respeito da sua vida e do quanto investem em sua Saúde Mental e Emocional e daqueles que estão ao seu redor.

Já a cor branca, representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam. (Com Cedil).


Você sabia? 
O Site Portal Douglas Souza tem mais de 2 milhões de visitas mensais.

Quer ficar por dentro das principais notícias da região? Então acompanhe o Portal Douglas Souza nas redes sociais, clicando nos seguintes links: WhatsApp | Facebook | Instagram

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem