Portal Douglas Souza deseja a todos da comunidade Ucraniana Ortodoxa, um Feliz Natal; saiba mais sobre esta data

O motivo na diferença de datas é a existência de dois calendários seguidos pelas diferentes Igrejas

Imagem ilustrativa/Reprodução

Depois de termos celebrado o Natal em 25 de dezembro, uma parte considerável dos cristãos no mundo prepara-se para celebrar a festa do nascimento de Jesus em 7 de janeiro (hoje).

Dois calendários
O motivo na diferença de datas é a existência de dois calendários seguidos pelas diferentes Igrejas.

Enquanto a Igreja Católica segue o calendário gregoriano, proposto pelo Papa Gregório em 1582 com a Bula Inter gravissimas, a maior parte das Igrejas Ortodoxas do mundo segue o calendário juliano, criado em 45 a.C., durante o Império de Júlio César.

Assim, o 25 de dezembro no calendário gregoriano corresponde ao 7 de janeiro no calendário juliano.

E o 6 de janeiro, vigília de Natal para as Igrejas ortodoxas, marca a Epifania, festa cristã que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado, que é celebrada por sua vez em 19 de janeiro pelas Igrejas ortodoxas.

A adoção do calendário gregoriano pelas Igrejas Ortodoxas varia entre as diferentes jurisdições de cada denominação.

Assim, por exemplo, muitos ortodoxos nos Estados Unidos seguem o calendário gregoriano enquanto as Igrejas Ortodoxas no leste europeu e no Oriente Médio seguem o calendário juliano.

O calendário juliano
A origem do calendário juliano remonta ao Império romano. Foi preparado pelo imperador Júlio César no ano 45 a.C., na qualidade de pontífice máximo do Império Romano, a quem competia a tarefa de decidir quando se introduziam os meses intercalares no calendário romano tradicional, um calendário de tipo “lunissolar”.

A reforma do calendário juliano passou a vigorar em 1º de janeiro do ano 45 a.C., tornando o calendário romano um calendário solar, alinhado pelas estações do ano, à semelhança do calendário egípcio que já era seguido.

Assim, o calendário juliano, com as modificações feitas pelo Imperador Augusto - que determinou que a partir do ano 12 a.C. não houvesse anos bissextos até o ano 8 d.C., para compensar os dias bissextos introduzidos a mais - continua a ser utilizado pelos cristãos ortodoxos em vários países.

Nele, os anos bissextos ocorrem sempre de quatro em quatro anos, enquanto no calendário gregoriano não são bissextos os anos seculares exceto os múltiplos de 400, o que hoje acumula uma diferença para o calendário gregoriano de 13 dias. Assim, o dia 7 de janeiro de 2022, no calendário juliano corresponde ao dia 24 de dezembro de 2021.

O calendário gregoriano
Inicialmente, a Igreja havia adotado o calendário Juliano a partir do século IV, que era aquele usado no Império romano.

Em 1582, o Papa Gregório XIII publicou a Bula Inter gravissimas, com a qual se adotava o novo calendário católico, por isto leva o nome de “calendário gregoriano”.

Um dos motivos, é que o calendário juliano havia acumulado dez dias de atraso em relação ao ciclo real do sol, tanto que o equinócio de primavera não caía mais em 21 de março, mas em 11 de março.

Para compensar esta diferença acumulada ao longo dos séculos entre o calendário juliano e as efemérides astronômicas, o Pontífice decretou com a Bula que a quinta-feira, 4 de outubro de 1582 seria imediatamente seguida pela sexta-feira, 15 de outubro.

A determinação foi adotada imediatamente por Espanha, Itália, Portugal e suas colônias, Polônia, Países Baixos católicos, Luxemburgo e, posteriormente, por todos os países ocidentais.

Mas a mudança não foi adotada simultaneamente em todo o mundo, o que causou uma certa confusão na harmonização de datas e na datação de eventos entre os séculos XVI e XX.

Na França, por exemplo, Henrique III decretou o ajuste dos dias em dezembro, o que valeu também para suas colônias. A Grã-Bretanha e os países protestantes apenas adaptaram o novo calendário no século XVIII.

Os países da tradição ortodoxa apenas o adaptaram no início do século XX. Na Rússia, somente após a Revolução de Outubro de 1917, que segundo o calendário gregoriano ocorreu já em novembro (a recém criada URSS adotou o calendário gregoriano em 1918).

Feriado em Palmital
Em Palmital a Câmara Municipal de Vereadores aprovou em 2019 o projeto que tornou feriado municipal no dia 7 de janeiro para a comemoração do Natal Ortodoxo. A lei n° 1.132/2019 foi sancionada pela Prefeitura Municipal em 25 de maio do mesmo ano.

Este é o terceiro feriado após o projeto ser aprovado e sancionado. Em 7 de janeiro de 2020 foi a primeira data em que a Comunidade Ortodoxa de Palmital pode comemorar a data com feriado.

Mensagem de Feliz Natal da equipe do Portal Douglas Souza
Que Jesus o regue com suas bênçãos mais seletas no Natal e o abençoe com uma época de festas cheia de felicidade e sorrisos... Feliz Natal Ortodoxo! São os votos da equipe do Portal Douglas Souza.


Você sabia? 
O Site Portal Douglas Souza tem mais de 2 milhões de visitas mensais.

Quer ficar por dentro das principais notícias da região? Então acompanhe o Portal Douglas Souza nas redes sociais, clicando nos seguintes links: WhatsApp | Facebook | Instagram

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem