14 de março - Dia Nacional dos Animais

Esta data é para celebrar, mas também, refletir

Foto - Reprodução

Nesta segunda-feira, 14 de março, é comemorado o Dia Nacional dos Animais. A data tem como principal objetivo estimular a conscientização das pessoas a respeito dos cuidados que devem ser destinados tanto aos animais domésticos quanto aos silvestres e exóticos. 

É inegável o espaço que os pets, sobretudo os cães e gatos, têm conquistado nos lares brasileiros nos últimos anos. O País é o segundo no mundo com maior registro de animais domésticos, atrás apenas dos Estados Unidos. 

O outro lado
Embora sejam os preferidos das famílias, os cães e gatos são maioria também nas ruas. E a pandemia da Covid-19, que inicialmente fez aumentar o número de interessados em adoções junto a Organizações Não Governamentais (ONGs), associações e protetores independentes, vem deixando um rastro desolador no quesito abandono. O orçamento apertado é a principal justificativa usada por quem devolve ou, simplesmente, larga um animal na rua.

O Dia Nacional dos Animais pede ainda uma reflexão mais ampla sobre o posicionamento do homem ante a preservação ambiental, a preservação de diferentes biomas. O desequilíbrio do meio-ambiente tem tirado muitas espécies dos seus habitats naturais, fazendo com que se aproximem dos grandes centros urbanos, se tornando, assim, vulneráveis. 

Reflexões
Nesta data, portanto, comemora-se os importantes passos dados, como o aumento da pena para crimes de maus-tratos, a proibição de amputação de cauda e dentes para fins estéticos, a proibição da venda de animais pela internet e também a realização de rinhas, além da criação de unidades de saúde públicas municipais para atender animais. 

E, da mesma forma, reflete-se sobre o tanto que ainda há a ser buscado, como o devido cumprimento das leis, medidas eficazes contra a tração animal, mais rigor com os canis de reprodução, o estabelecimento de políticas públicas sérias, entre outras necessidades. 


Quer ficar por dentro das principais notícias da região? Então acompanhe o Portal Douglas Souza nas redes sociais, clicando nos seguintes links: WhatsApp | Facebook | Instagram

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem