Católicos Ortodoxos celebram neste domingo, a Páscoa

Para os ucranianos, este ano a Páscoa é certamente diferente

Arte - Reprodução

Uma semana depois dos católicos, os cristãos ortodoxos assinalam, este domingo, a Páscoa. O patriarca Bartolomeu, líder espiritual da igreja ortodoxa, celebrou, este sábado à noite, a liturgia, na catedral de São Jorge, em Istambul.

Para os ucranianos, este ano a Páscoa é certamente diferente. O Presidente da Ucrânia, ​​​​​​​Volodymyr Zelensky, falou este domingo de esperança e vitória para a sua nação.

“O grande feriado de hoje dá-nos grande esperança e fé inabalável de que a luz vencerá as trevas, o bem vencerá o mal, a vida vencerá a morte e, portanto, a Ucrânia certamente vencerá”, apontou, numa intervenção a partir da Catedral de Santa Sofia, em Kiev.

Segundo a avança a Associated Press (AP), Volodymyr Zelensky salientou que “o Senhor e a santa luz celestial” estão do lado dos ucranianos.

“Estamos a passar por provações muito difíceis. Vamos chegar a um fim justo neste caminho – o início de uma vida feliz e prosperidade da Ucrânia”, acrescentou.

Volodymyr Zelensky disse ainda que, na Páscoa, os ucranianos pedem a Deus a “grande graça” de tornar o sonho realidade e que esse será outro grande dia, o dia em que a paz chegará à Ucrânia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,16 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU — a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Ainda no mundo ortodoxo, os egípcios coptas reuniram-se, também, no sábado à noite, para a tradicional missa na catedral de São Marco, que antecede as celebrações de domingo. E em Jerusalém, milhares de pessoas assistiram ontem à cerimónia do fogo sagrado na basílica de Santo Sepulcro, um ritual milenário que simboliza a eternidade.

Em Portugal, o trabalho da missão ortodoxa, pode ser acompanhado na Paróquia de S. Nectários, em Lisboa.

Nós do Portal Douglas Souza desejamos aos irmãos Ortodoxos, uma Feliz Páscoa!!!


Quer ficar por dentro das principais notícias da região? Então acompanhe o Portal Douglas Souza nas redes sociais, clicando nos seguintes links: WhatsApp | Facebook | Instagram

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem