Ministério Público encontra obstáculo em inspeção da cadeia pública de Laranjeiras do Sul

No documento, MP pede que gestor, policiais e agentes forneçam todas as informações solicitadas e respondam aos questionamentos feitos

Foto - Reprodução

O Ministério Público do Paraná emitiu recomendação administrativa depois de encontrar obstáculos para fazer inspeções na cadeia pública de Laranjeiras do Sul. De acordo com o MPPR, o documento teve assinatura das duas Promotorias de Justiça da comarca, relativa às inspeções da instituição.

Dessa forma, a recomendação ocorreu após os agentes ministeriais terem encontrado obstáculos para exercerem a função institucional de inspeção dos estabelecimentos prisionais. Assim, dirigiram o documento ao gestor da cadeia pública do município e aos demais policiais e agentes penais do local.

O MP pede para que, nos atos das inspeções, ele “forneçam integralmente todas as informações solicitadas pelo agente ministerial”, bem como respondam todos os questionamentos para garantir a segurança durante a inspeção.

A recomendação ressalta que, conforme estabelece a legislação em vigor – com expressa determinação da Lei de Execução Penal (art. 68, parágrafo único) –, cabe ao Ministério Público fazer inspeções mensais nos estabelecimentos penais. Isso ocorre com o objetivo de verificar o regular funcionamento e o cumprimento de todas as determinações legais relacionadas ao cumprimento da pena.

Ademais, a Lei Orgânica do Ministério Público determina a obrigação institucional de fiscalização dos estabelecimentos penais e prisionais. Assim como define como prerrogativa dos membros da instituição o livre ingresso e trânsito nesses estabelecimentos. (Com Portal RSN).


Quer ficar por dentro das principais notícias da região? Então acompanhe o Portal Douglas Souza nas redes sociais, clicando nos seguintes links: WhatsApp | Facebook | Instagram

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem