Legislatura terá a maior bancada feminina da história, com dez mulheres. Eleição renovou 44,4% dos integrantes da Casa
Os 54 deputados estaduais eleitos em outubro tomam posse nesta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a partir das 14h.
Em dezembro, eles foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A cerimônia habilitou os candidatos a assumir os cargos em 2023.
A legislatura terá dez mulheres - maior bancada feminina da história - e 44 homens. O mandato para o qual foram eleitos é de quatro anos.
A parlamentar mais nova é Ana Júlia (PT), com 22 anos, e o deputado mais idoso Tercílio Turini (PSD), com 78 anos.
Dentre os parlamentares, 30 são reeleitos (44,4%). Porém, dentre os 24 novos deputados, sete já ocuparam uma vaga na Alep.
Confira a seguir quem são os 54 parlamentares:
Adão Litro (PSD)
Adão Litro, 58 anos, é natural de Dois Vizinhos. É irmão de Luiz Fernandes Litro e cunhado de Rose Litro, ambos ex-deputados estaduais; é tio de Paulo Litro, eleito em 2022 deputado federal. É formado em Direito e atua como advogado e empresário. Está no primeiro mandato como deputado estadual.
Ademar Traiano (PSD)
O advogado e empresário Ademar Traiano, 70 anos, é natural de Francisco Beltrão e está no oitavo mandato de deputado estadual. Começou a vida política em 1982 como vereador e presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio do Sudoeste. Três anos depois, foi eleito prefeito da cidade. Desde 1990 ocupa uma cadeira na Alep. Foi líder do governo Beto Richa (2011-2014) e eleito presidente da Casa em 2015, tendo sido reeleito para o cargo desde então.
Alexandre Amaro (Republicanos)
Alexandre Amaro, 48 anos, é natural de Santo André (SP) e chegou ao Paraná em 2010. Atua como radialista e apresentador de um programa na internet. É graduado em Teologia, pós-Graduado em Administração Pública e em Análise e Marketing Político. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2018 e foi reeleito.
Alexandre Curi (PSD)
Neto do ex-deputado estadual Aníbal Khury, Alexandre Curi tem 42 anos e nasceu em Curitiba. Foi eleito vereador pela capital em 2002. Em 2010 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2014, 2018 e 2022.
Alisson Wandscheer (PROS)
Natural de Curitiba, Alisson Wandscheer, 46 anos, é filho do deputado federal reeleito Toninho Wandscheer. Começou na política aos 18 anos, em Fazenda Rio Grande, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde foi vereador por três mandatos, de 1997 a 2008. Foi secretário de obras e prefeito interino. Está no primeiro mandato como deputado estadual.
Ana Júlia (PT)
Ana Júlia, 22 anos, natural de Curitiba, foi eleita para seu primeiro mandato como deputada estadual. Ela foi uma das líderes do movimento das ocupações secundaristas em 2016. É estudante de Direito e Filosofia. Foi suplente do vereador Renato Freitas (PT) nos períodos em que o político teve o mandato caçado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
Anibelli Neto (MDB)
Antônio Anibelli Neto, 49 anos, é médico veterinário e advogado. Nascido em Curitiba, é filho de Antônio Martins Anibelli, ex-deputado estadual e ex-presidente da Alep. Foi eleito pela primeira vez deputado estadual em 2010, sendo reeleito em 2014, em 2018 e em 2022. Atualmente preside o MDB do Paraná.
Arilson Chiorato (PT)
Nascido em Mandaguaçu, Arilson Chiorato, 45 anos, é administrador e mestre em Gestão Urbana. Começou a carreira pública como Secretário de Finanças de Ourizona, passando a consultor tributário e financeiro de vários municípios do Paraná. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná. Em 2018 foi eleito deputado estadual pela primeira vez e foi reeleito em 2022.
Artagão Júnior (PSD)
Natural de Ponta Grossa, Artagão Júnior, 48 anos, é formado em Direito e filho do ex-deputado estadual Artagão de Mattos Leão. Em 2002, Artagão Júnior se elegeu deputado estadual pela primeira vez. Voltou a ser eleito para o cargo em 2010, sendo reeleito em 2014, 2018 e 2022. Em 2016, foi secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do governador Beto Richa.
Batatinha (MDB)
Oziel Luiz de Souza, conhecido como Batatinha, tem 52 anos e é de Nova Aurora. Apresentador de TV há mais de 20 anos, começou sua vida como vendedor de pudim. Batatinha foi eleito para exercer seu primeiro mandato como deputado estadual.
Cantora Mara Lima (Republicanos)
Cantora Mara Lima é natural do município de Francisco Beltrão, na região Sudoeste, e tem 62 anos. Começou a vida pública como vereadora no município de Curitiba em 2008. A parlamentar é evangélica e cantora gospel há mais de 35 anos. Formou-se em Teologia, é jornalista, radialista e empresária do ramo fonográfico. Foi eleita para seu terceiro mandato como deputada estadual.
Cloara Pinheiro (PSD)
Cloara Pinheiro, de 59 anos, nasceu em Curitiba. Foi eleita em 2022 para seu primeiro mandato como deputada estadual. É formada em Serviço Social e atua como apresentadora de TV desde 1997.
Cobra Repórter (PSD)
Devanil Reginaldo da Silva, o Cobra Repórter, tem 48 anos e é do Distrito de Novo Itacolomi, em Apucarana. É radialista e apresentador. O parlamentar está em seu terceiro mandato consecutivo como deputado estadual.
Cristina Silvestri (PSDB)
Natural de Guarapuava, Cristina Silvestri tem 65 anos e é bacharel em História. Ela está no seu segundo mandato como deputada. Na vida pública, aprovou leis como a do “Botão do Pânico”, o “Programa de combate ao bullying” e a lei “Dia de combate ao feminicídio”.
Delegado Jacovós (PL)
Delegado Jacovós é bacharel em Direito, tem 59 anos e nasceu em Cianorte. Em 1994 foi aprovado em concurso público para delegado de polícia. Em 2018, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, sendo reeleito em 2022.
Delegado Tito Barichello (União Brasil)
Aos 56 anos, Tito Barichello, é natural de Caçador (SC) e está no primeiro mandato como deputado estadual. O delegado de polícia foi eleito defendendo, principalmente, pautas relacionadas à segurança pública.
Denian Couto (Podemos)
Curitibano, Denian Couto, 48 anos, é jornalista, professor de Direito e doutor em Direito Constitucional. Começou sua vida política em 2020, eleito vereador de Curitiba, posto que deixa para assumir a cadeira na Alep.
Do Carmo (União Brasil)
Paulo Rogério do Carmo tem 46 anos e é de Maringá. Advogado e pós-graduado em Direito Aplicado e em Direito e Processo Penal, iniciou em 1997 carreira na Polícia Militar. Foi eleito vereador de Maringá em 2016, sendo eleito pela primeira vez ao cargo de deputado estadual em 2022.
Douglas Fabrício (Cidadania)
Douglas Fabrício nasceu em Roncador, tem 54 anos e é graduado em Administração e Pós-graduado em Recursos Humanos e Desenvolvimento Gerencial. Em 2010 foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual, sendo reeleito em 2014, em 2018 e em 2022. Se licenciou do cargo para ser secretário do Esporte e do Turismo do Estado do Paraná de fevereiro de 2015 a abril de 2018.
Dr. Antenor (PT)
Dr. Antenor, 62 anos, é médico e nascido em Guarapuava. Foi vereador da cidade por três mandatos. Exerce seu primeiro mandato como deputado estadual. Também músico, canta em rodas de samba e se define como “ativista cultural”.
Evandro Araújo (PSD)
Evandro Araújo tem 49 anos e é natural de Altônia. Mestre em administração e professor universitário, foi vereador e vice-prefeito de Marialva. Em 2018 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2022.
Fabio Oliveira (Podemos)
Fabio Oliveira tem 48 anos e é de Guarapuava. O parlamentar é engenheiro do Exército e foi gestor do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Em 2014 fundou o "Movimento Mude: Chega de Corrupçã"o. Por dois anos foi diretor de administração e finanças do Paraná Projetos, no governo estadual. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2022.
Flávia Francischini (União Brasil)
Natural do Distrito Federal, Flávia Francischini, 44 anos, é advogada e ex-agente da Polícia Federal. É esposa do ex-deputado estadual e federal Fernando Francischini. Foi secretária municipal Antidrogas. Em 2020 foi eleita vereadora de Curitiba, cargo que deixa para assumir pela primeira vez uma vaga na Alep.
Gilberto Ribeiro (PL)
Catarinense de Lages, Gilberto Ribeiro tem 57 anos. O parlamentar é formado em Jornalismo, foi radialista e apresentador de programa de televisão. Foi eleito em 2010 pela primeira vez como deputados estadual e está no quarto mandato consecutivo.
Gilson De Souza (PL)
Gilson de Souza, 61 anos, é curitibano, formado em Teologia e Gestão Pública e pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ). O político foi eleito pela primeira vez para o cargo de deputado estadual em 2010 e assume seu quarto mandato.
Goura (PDT)
Goura tem 38 anos e nasceu em Curitiba. Mestre em filosofia e ativista, Goura movimenta Curitiba há mais de 15 anos com suas pautas de ciclo mobilidade. Foi eleito vereador de Curitiba em 2016 e, em 2018, foi eleito deputado estadual. O parlamentar exerce seu segundo mandato.
Gugu Bueno (PSD)
Gugu Bueno é de Cascavel e tem 39 anos. Formado em Direito, iniciou a vida política como vereador da cidade natal em 2012, sendo o mais jovem da história a assumir a presidência da Câmara Municipal. Em 2019 assumiu a Superintendência de Articulação Regional da Casa Civil do Governo do Estado. Em 2022 foi eleito deputado estadual.
Hussein Bakri (PSD)
Hussein Bakri, 57 anos, ingressou na carreira política em 1988 quando foi eleito vereador de União da Vitória, sua cidade natal. Em 2000 se elegeu prefeito, sendo reeleito em 2004. O político foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014, no pleito de 2018 foi suplente, e foi eleito novamente para o cargo em 2022.
Luciana Rafagnin (PT)
Luciana Rafagnin é de Mariano Moro (RS) e tem 57 anos. Cientista política e agricultora familiar, começou a vida política em movimentos sociais do sudoeste paranaense, especialmente na organização das mulheres e no sindicato dos trabalhadores rurais de Francisco Beltrão. Foi eleita três vezes deputadas estadual e em uma oportunidade foi suplente na Casa.
Luis Corti (PSB)
Luis Corti é formado em Medicina Veterinária e em Direito e tem 60 anos. Foi vereador de São Jorge D´Oeste de 1989 a 1992. Foi eleito prefeito da cidade em 1996 e reeleito em 2000. Também em São Jorge D´Oeste assumiu a Secretaria Municipal de Administração, em 2009, e a direção da Ceasa em 2010. Em 2014 e em 2018 foi suplente na Alep e, em 2022, foi eleito para seu primeiro mandato.
Luiz Claudio Romanelli (PSD)
Natural de Londrina, Luiz Claudio Romanelli tem 66 anos e é advogado e especialista em gestão urbana. Foi reeleito em 2022 para o sexto mandato como deputado estadual. Foi secretário estadual de Habitação, presidente da Cohapar e secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Iniciou a carreira política como vereador de Curitiba em 1988.
Luiz Fernando Guerra (União Brasil)
Luiz Fernando Guerra tem 38 anos e é natural de Pato Branco, região sudoeste do Paraná. Advogado, com especialização em direito eleitoral e administrativo, está no primeiro mandato como deputado estadual.
Mabel Canto (PSDB)
Advogada e radialista, Mabel Canto é nascida em Clevelândia, tem 37 anos e é filha de Jocelito Canto, ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual. É autora da Lei do Parto Adequado e desenvolveu o Projeto Garagem Mulher na região dos Campos Gerais. Começou a vida pública com a eleição para deputada estadual em 2018, sendo reeleita em 2022.
Marcel Micheletto (PL)
Marcel Henrique Micheletto tem 43 anos e nasceu em Toledo. É filho do ex-deputado federal Moacir Micheletto. Iniciou a vida pública em 2012 quando eleito prefeito de Assis Chateaubriand, sendo reconduzido ao cargo em 2016. Foi eleito por duas vezes presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Foi eleito deputado estadual em 2018 e reeleito em 2022.
Marcelo Rangel (PSD)
Marcelo Rangel tem 52 anos e é natural de Ponta Grossa. É formado em Direito, empresário e radialista. Foi eleito deputado estadual em 2010 e novamente em 2022. Também foi eleito em 2012 prefeito da cidade onde nasceu.
Márcia Huçulak(PSD)
Márcia Huçulak nasceu em Tangará (SC) e se mudou criança para Curitiba. Tem 61 anos, dos quais 35 anos dedicados à Saúde. Começou a trabalhar na UTI do Hospital Evangélico e entrou para a Prefeitura em 1986, onde exerceu diversas funções. De 2017 a 2022 foi secretária Municipal da Saúde de Curitiba. Está no primeiro mandato de deputada estadual.
Marcio Nunes (PSD)
Natural de Campo Mourão, Marcio Fernando Nunes tem 56 anos e foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente da cidade onde nasceu. Foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e diretor administrativo e financeiro do Emater/PR. Também foi secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo no governo Ratinho Junior. Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014, foi reeleito em 2018 e em 2022.
Marcio Pacheco (Republicanos)
Marcio Pacheco, nascido em Ubiratã, tem 44 anos, e é policial federal. Ingressou na política em 2012 quando foi eleito vereador em Cascavel, onde foi presidente da Câmara Municipal. Em 2014 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2018 e em 2022.
Maria Victoria (PP)
Curitibana, Maria Victoria tem 30 anos e é filha da ex-governadora Cida Borghetti e do deputado federal Ricardo Barros. É pós-graduada em Gestão Pública. Eleita pela primeira vez em 2014, Maria Victoria assume em 2023 o seu terceiro mandato como deputada estadual.
Marli Paulino (Solidariedade)
Marli Paulino tem 57 anos e é formada em gestão pública. É de Goioerê, mas vive em Pinhais, onde se tornou vereadora em 1996. Foi eleita prefeita de Pinhais em 2020 e deixou a prefeitura, em março de 2022, para se candidatar à vaga de deputada estadual. É a primeira mulher do município de Pinhais eleita para uma cadeira na Alep.
Matheus Vermelho (PP)
Matheus Vermelho, de 36 anos, é filho do deputado federal Vermelho. O empresário de Foz do Iguaçu foi eleito em 2022 para seu primeiro mandato como deputado estadual. Defende pautas como a revisão da tributação de combustível de aviões, o municipalismo e o esporte.
Mauro Moraes (União Brasil)
Mauro Moraes tem 72 anos e nasceu em Tomazina, no Norte Pioneiro do Paraná. É Formado em Direito e pós-graduado em Administração de Empresas. Desde 2010 é deputado estadual e exerce seu quarto mandato.
Moacyr Fadel (PSD)
Moacyr Fadel nasceu em Ponta Grossa, nos campos gerais do Paraná, e tem 52 anos. Agrônomo, o político foi eleito prefeito de Castro quatro vezes: em 2004, 2008, 2016 e 2020. Em 2023 assume seu primeiro mandato como deputado estadual.
Ney Leprevost (União Brasil)
O curitibano Ney Leprevost tem 49 anos e foi eleito vereador pela cidade em 2004. Em 2010 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, sendo reeleito em 2014. Em 2018 foi eleito deputado federal e, em 2022, foi eleito para um terceiro mandato na Alep. Também foi secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná e secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho.
Paulo Gomes (PP)
Conhecido como Paulo Gomes da TV, o político tem 51 anos e nasceu em Curitiba. Formado em Direito, é procurador do Estado e apresentador de TV. Licenciado do serviço público, assume pela primeira vez o cargo de deputado estadual.
Professor Lemos (PT)
Professor Lemos tem 63 anos e é de Barra do São Francisco (ES). Está no quarto mandato consecutivo como deputado estadual. Na vida política, Lemos integrou a pastoral da juventude rural, tornou-se líder estudantil, presidiu associação de agricultores, foi dirigente de associação de moradores, além de atuações na APP-Sindicato.
Renato Freitas (PT)
Renato Freitas nasceu em Sorocaba (SP) e tem 39 anos. Mestre em Direito, já atuou como advogado popular, servidor da Defensoria Pública. Em 2020 foi eleito vereador de Curitiba, teve o mandato cassado, mas reassumiu o cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Deixa o posto de vereador para assumir a vaga na Alep.
Requião Filho (PT)
Requião Filho, é curitibano, e tem 43 anos. Advogado e Especialista em Políticas Públicas, é filho do ex-Senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião. Está no terceiro mandato consecutivo como deputado estadual.
Ricardo Arruda (PL)
Ricardo Arruda tem 60 anos e é de São Paulo. O empresário é pós-graduado em finanças e foi Diretor-Presidente do Banco Comercial. Está no terceiro mandato consecutivo como deputado estadual.
Samuel Dantas (PROS)
Samuel Dantas, 29 anos, foi militar do Exército e policial do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná (BOPE). Nascido em Assaí, mas criado em Curitiba e em São José dos Pinhais, está no primeiro mandato de deputado estadual.
Soldado Adriano José (PP)
Soldado Adriano José nasceu em Maringá e tem 41 anos. É formado em Direito e se destacou no serviço operacional da Policial Militar. Em 2018 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2022.
Tercílio Turini (PSD)
Tercílio Turini é de Jaú (SP) e tem 78 anos. Mudou-se com a família para Londrina em 1947. O médico e professor universitário exerce o terceiro mandato de deputado estadual.
Thiago Bührer (União Brasil)
Thiago Bührer é de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e tem 39 anos. É filho do deputado estadual Francisco Bührer (PSD). Formado em Fisioterapia e pós-graduado em Gestão Públicam foi vice-prefeito da sua cidade natal, além de ter ocupado cargos como secretário de Esportes e Lazer, secretário de Obras e secretário de Governo. Está no primeiro mandato como deputado estadual.
Tiago Amaral (PSD)
Tiago Amaral é londrinense e tem 36 anos. É advogado e tem atuação na área de Gestão Pública e Direito Público. Assume o seu terceiro mandato como deputado estadual.
Texto e informações: Portal G1 Paraná.
Portal Douglas Souza, um site diferente! Envie denúncias pelo nosso WhatsApp: (42) 9 9987-2348
Tags:
Política