Presidente da Câmara de Vereadores de Palmital, Machadinho, participa de reunião sobre Hospital Regional em Guarapuava

O objetivo do encontro foi ouvir as demandas dos municípios e elaborar um documento alinhando o que deve ser pedido ao Governo Estadual; assista a fala de Machadinho (PT)

Ontem (3 de maio) foi um momento de união único, marcando a história de nossa região. Representantes de todos os municípios atendidos pela 5ª Regional de Saúde estiveram na Câmara Municipal de Guarapuava, para uma reunião a respeito do Hospital Regional. Presidente da Câmara de Palmital, Antonio Machado de Jesus Filho (Machadinho - PT) esteve presente.
Além dos Presidentes de Poderes Legislativos, Vereadores, Prefeitos e Secretários de Saúde das 20 cidades, também receberam convite para estar presente os deputados estaduais com base na região.

Hospital Regional Já!

O objetivo do encontro foi ouvir as demandas dos municípios e elaborar um documento alinhando o que deve ser pedido ao Governo Estadual. A iniciativa é um dos encaminhamentos traçados após a audiência pública na Assembleia Legislativa, em abril, que também tratou do tema. 

Essa também é mais uma ação da campanha "Hospital Regional Já!".

A população também pôde participar do evento.

Portas fechadas
Anunciado há pelo menos 10 anos, as obras se iniciaram em 2014. Com diversos adiamentos, o Hospital Regional do Centro-oeste funcionou como “hospital de campanha” durante a pandemia, em uma iniciativa emergencial. Atualmente a instituição só recebe pacientes via central de leitos.

Além disso, a capacidade fica bem aquém do que era previsto. A expectativa era de 150 leitos atendendo, entre UTIs adulto e pediátrica, salas de recuperação, observação e  pós-anestésica. A realidade tem sido bem diferente. No momento, o Hospital Regional atende apenas pela central de leitos do estado, com capacidade de 30 pacientes para clínica geral e 10 leitos de UTI.

Até 2020, no começo do funcionamento emergencial, haviam sido investidos R$ 115,47 milhões (61,7 mi do fundo da saúde, 30,49 mi para compra de equipamentos e 23,28 mi para instalação dos leitos da Covid-19). 

Após a crise sanitária do Covid-19, o perfil do hospital seria direcionado à ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica, um grande gargalo na saúde pública da região centro-oeste. O não funcionamento agrava essa situação.

Encaminhamentos
Resultado do encontro, o ofício encaminhado pelo gabinete da presidência do Poder Legislativo de Guarapuava e assinado por todos os presentes, será enviado ao governador do Estado, Carlos Massa Junior. O documento pede o pleno funcionamento do Hospital Regional de Guarapuava (Hospital Dep. Bernardo Ribas Carli). 

O texto elenca as demandas exibidas durante a reunião e reforça a situação de emergência que a saúde pública da 5ª regional enfrenta. Uma comissão formada por representantes dos municípios que participaram devem entregar o documento ao Executivo Estadual.

A campanha Hospital Regional Já! segue em pleno andamento e pede o apoio de toda a população, que pode participar compartilhando os materiais.

Assista a reunião:


Portal Douglas Souza, um site diferente! Envie denúncias pelo nosso WhatsApp: (42) 9 9987-2348

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem