Cascavel registrou tornado nesta quarta (4), afirma Simepar

Tornado foi categorizado preliminarmente como um do tipo F2, que caracteriza ventos de até 250 km/h. Cidade registrou diversos estragos em todas regiões. Não houve feridos

Foto: Prefeitura de Cascavel

A cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, registrou um tornado nesta quarta-feira (4), de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
O evento meteorológico, segundo o órgão, foi categorizado preliminarmente como um do tipo F2, que caracteriza ventos de até 250 km/h.

"Com base nas evidências das destruição observada este tornado foi categorizado como um do tipo F2 pela escala Fujita, escala que vai de F0 até F5. Os ventos mais intensos pode atingir entre 180 até 250 km/h próximo do ponto de toque com o solo", afirmou o Simepar.

"Esta é uma análise preliminar do evento e iremos analisar mais evidências que chegarem ao Simepar para confirmar essa classificação", destacou o sistema.

Conforme a prefeitura do município, o temporal atingiu a cidade por volta das 6h desta quarta (4). Logo após a intempérie, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros iniciaram o trabalho de atendimento à população.


Por toda cidade foram registrados quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica. O muro do cemitério central e placas também caíram após o temporal.

Com a queda do serviço de telefonia do 193 e 199, a Defesa e os Bombeiros ativaram o WhatsApp 3220-0005 e as linhas 3324-7984, 3227-4967 e 3324-8574.

Estragos em escolas
Escolas municipais registraram estragos e algumas suspenderam aulas até o início da próxima semana.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação das mais de 120 unidades escolares da rede municipal, sete unidades precisaram suspender as atividades letivas nesta quarta-feira (4), para a realização de serviços emergenciais. São elas:
  • Escola José Baldo
  • CMEI Pedro Dambros no Alto Alegre
  • Escola Neiva Ewald - Jardim Presidente
  • Escola José Baldo - Alto Alegre
  • CMEI Pedro Dambros - Alto Alegre
  • CMEI Presbiteriano - Alto Alegre
  • Cmei Professor Miguel Liba - Santa Cruz
Nos cmeis José Baldo e Pedro Dambros as aulas estão suspensas até o fim de semana


Defesa Civil monta base para distribuir lonas
A Defesa Civil montou uma base para distribuir lonas na cidade. Um balanço parcial do órgão mostra que até o início da tarde desta quarta (4) foram feitos 180 atendimentos e distribuídos nove mil metros de lona.

A região do bairro Santa Cruz foi uma das mais atingidas pelo temporal, por isso a base móvel de distribuição de lona foi montada na Avenida Tito Muffato, próximo à Univel. (Com Portal G1).


Portal Douglas Souza, um site diferente! Envie denúncias pelo nosso WhatsApp: (42) 9 9987-2348

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem