Afasma orienta: Tudo o que você precisa de documentos para realização da certidão de óbito

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Para fazer uma certidão de óbito no cartório, você precisará apresentar alguns documentos essenciais.

Documentos do falecido:

- Documento de identidade (RG ou similar);
- CPF;
- Certidão de nascimento ou casamento (se casado);
- Título de eleitor (se houver);
- Carteira de trabalho (se houver);
- Cartão do INSS/PIS/PASEP (se houver);
- Comprovante de residência (se houver);
- Declaração de óbito assinada pelo médico (atestado de óbito);

Documentos do declarante:

- Documento de identidade e CPF
- Informar o grau de parentesco ou relação com o falecido

Outras informações necessárias:

- Nome completo do falecido, inclusive de solteiro(a) e casado(a)
- Data, hora e local do falecimento
- Data e local de nascimento do falecido
- Nome completo dos pais do falecido
- Estado civil, profissão e local de residência
- Se deixou bens, testamento ou filhos menores de idade

Observações importantes:

A Declaração de Óbito (atestado de óbito) é obrigatória e emitida pelo hospital, médico ou autoridade policial em caso de óbito não natural.

O registro deve ser feito no cartório de registro civil do local onde ocorreu o falecimento ou onde a pessoa residia.

Em alguns casos, o cartório pode solicitar outros documentos complementares, especialmente em situações especiais (por exemplo, óbito não identificado ou sem familiares próximos).

Não fique com dúvidas, nós iremos te auxiliar...

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