Governador Ratinho Junior assinou a ordem de serviço nesta quarta-feira (14) da ligação definitiva na da PR-239 entre os municípios
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (14) a ordem de serviço para início das obras de pavimentação da PR-239, entre Mato Rico e Roncador. É a ligação definitiva entre os municípios, acabando com uma espera de décadas na região, uma vez que hoje o trecho é de estrada de chão. O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 101,2 milhões.
A assinatura da ordem de serviço ocorreu durante a entrega de outro trecho da PR-239, que liga Mato Rico a Pitanga, com extensão de pouco mais de 43 quilômetros. O investimento nesta etapa foi de R$ 228,2 milhões, somando R$ 329,4 milhões em recursos estaduais investidos em pouco mais de 63 quilômetros da rodovia, beneficiando diretamente cerca de 50 mil habitantes dos três municípios e outros milhares de maneira indireta, que passam pelo segmento todos os dias.
Serão 19,89 quilômetros pavimentados com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), com duas faixas de tráfego ao longo de todo o trecho e acostamentos em ambos os lados da rodovia. O prazo de execução é de 600 dias (20 meses), contados a partir da ordem de serviço.
No perímetro urbano de Mato Rico serão implantados passeios para pedestres e iluminação rodoviária, mas devido à restrição de espaço, este trecho não terá acostamentos. Ainda na cidade, haverá a implantação de uma interseção em nível do tipo gota grande, que conectará a PR-239 ao futuro Contorno de Mato Rico.
Outro destaque é com relação a segurança e manutenção da pista. Cerca de 73 acessos a estradas locais e propriedades nas margens da rodovia irão receber pavimento CBUQ com 10 metros de extensão, servindo como “limpa-rodas”, retirando resíduos do solo dos pneus dos veículos antes de acessarem a PR-239. Isso evita que esses resíduos se acumulem na pista e preservam o pavimento da rodovia, uma vez que os limpa-rodas terão o mesmo nível nos encontros.
Já próximo ao perímetro urbano de Roncador será construída uma nova ponte sobre o Rio Cancã, com 36,6 metros de extensão, duas faixas de tráfego, acostamentos, passeios para pedestres e guarda-rodas. Serão demolidas tanto a ponte mais antiga no local, já condenada e desativada, como também a ponte variante, utilizada atualmente.
Um dos bueiros da rodovia será substituído por uma nova galeria simples celular de concreto, sendo utilizada também como passa-fauna. Os demais bueiros e dispositivos do sistema de drenagem de águas serão substituídos durante a execução da obra por peças novas.
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