Ao todo, são 18 trechos de rodovias com obras pelo Paraná, representando, até o momento, cerca de R$ 3,1 bilhões em aportes financeiros
O investimento do Governo do Paraná em rodovias de concreto alcançou 500 km nesta metade de 2025. Ao todo, são 18 trechos de rodovias em diversas fases de execução, representando, até o momento, cerca de R$ 3,1 bilhões em aportes financeiros. Quatro obras ainda não entram nessa conta porque estão em processo de planejamento ou licitação, com o orçamento sigiloso. Isso significa um total de R$ 3,1 bilhões aplicados em obras.
Entre os projetos de maior impacto está a duplicação da PRC-466, que conecta Guarapuava a Pitanga. Assim como as obras previstas até Manoel Ribas e Lidianópolis.
Atualmente, três trechos da PRC-466 estão em execução, ligando Guarapuava, Palmeirinha, Turvo e Pitanga, com 84 km de duplicação em concreto. De acordo com o DER, o custo se aproxima de R$ 948 milhões.
Essa rodovia é considerada estratégica para o agronegócio, facilitando o escoamento de grãos, leite e produtos agroindustriais para a BR-277. Rota essa que segue até o Porto de Paranaguá e, a Oeste, conecta-se à fronteira com Paraguai e Argentina.
O trecho entre Pitanga e Manoel Ribas, conforme o Governo, já está em fase de licitação. Prevê a restauração completa com ‘whitetopping’, técnica que aplica concreto sobre pistas asfálticas. Vai contar também com novas faixas de rolamento, terceiras faixas em pontos estratégicos, obras de drenagem e áreas de parada para ônibus rodoviários, somando 43 km. Outro projeto contempla 51,8 km adicionais entre Manoel Ribas e Lidianópolis, consolidando um corredor logístico moderno na Região central do Estado.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, as estradas de concreto garantem maior durabilidade, com vida útil de até 20 anos. Trata-se do dobro do pavimento flexível de asfalto, além de reduzirem custos de manutenção e oferecerem mais segurança aos motoristas.
São soluções usadas nas melhores rodovias do mundo e que transformam a competitividade econômica do Paraná.
Para a população local, comforme Sandro Alex, os investimentos significam mais do que melhorias em transporte.
Representam desenvolvimento, segurança viária, agilidade no escoamento agrícola e geração de empregos durante as obras.
Ou seja, Regiões como Guarapuava, Pitanga e Manoel Ribas passam a ter infraestrutura compatível com o potencial produtivo, tornando-se eixos logísticos estratégicos para o Estado, segundo o secretário. (Com Portal RSN).
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