Trecho de 43,05 km da PR-466 terá novo pavimento rígido de concreto, terceiras faixas, e dois novos viadutos
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) formalizou a contratação da obra para restaurar em concreto e ampliar a capacidade da PR-466 entre Manoel Ribas e Pitanga. O trecho tem 43,05 quilômetros e a obra custará R$ 231.605 milhões.
A próxima etapa começa com a elaboração do projeto executivo de engenharia. O prazo é de 180 dias (seis meses) corridos. Após a aprovação pelo DER/PR, terão início os serviços no trecho, com duração de 690 dias (23 meses).
LOCAL E OBRAS
A obra vai iniciar no acesso à subestação de Furnas, território de Manoel Ribas, seguindo até Pitanga, terminando no entroncamento com a PR-460. A pista existente passará por reestruturação completa com a técnica whitetopping. Assim, o pavimento asfáltico existente servirá como base para um novo pavimento rígido de concreto. Nos segmentos críticos de ultrapassagem haverá a implantação de faixas adicionais de tráfego.
Além disso, as obras contemplam um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PR-466 com a PR-487, em Manoel Ribas. Desse modo, o tráfego da PR-487 vai passar abaixo da PR-466 em duas trincheiras, com vias marginais permitindo a troca de rodovia.
Outro viaduto do tipo rótula em desnível implantado em Pitanga, substituirá a interseção atual com a rua da Liberdade. E com isso vai disciplinar o tráfego local e o acesso à rodovia, com a PR-466 novamente sendo elevada no trecho.
Também haverá melhorias no acesso à subestação de Furnas, na interseção de acesso a Manoel Ribas e no acesso para a Comunidade de Barra Santa Salete. E por fim,. a obra contempla ainda novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal, sinalização vertical, dispositivos de segurança viária, entre outros serviços.
