1ª Cavalgada das Mulheres reúne 84 participantes e fortalece tradição em Pitanga

Evento ocorreu no sábado (14 de dezembro)


A 1ª Cavalgada das Mulheres, realizada pelo grupo Tropeiras de Pitanga, ocorreu no sábado (14 de dezembro), e reuniu 84 mulheres que, montadas a cavalo, reforçaram a presença feminina em eventos tradicionalistas no município. As participantes vieram de Pitanga e de cidades vizinhas, demonstrando força, união e engajamento.

Uma das coordenadoras do grupo, Luana Ribas de Souza, afirmou que a adesão superou as expectativas. Mesmo com o adiamento do evento — inicialmente previsto para o dia 16 de novembro — e com a chuva, a participação foi expressiva. “Nós ficamos surpresas com a quantidade de mulheres presentes. As participantes demonstraram comprometimento, união e entusiasmo, mostrando que o espírito do evento vai muito além das condições climáticas”, afirmou.

Ela ressaltou ainda a importância da presença feminina em cavalgadas e tropeadas. “Esse evento promove a participação da mulher, já que apenas mulheres puderam andar a cavalo, mas também incentiva a participação da família e mostra que a cavalgada é um espaço de destaque para a mulher, que respeita e valoriza a cultura”, explicou.

De acordo com a coordenadora, a intenção do grupo é manter a iniciativa nos próximos anos. “Nosso intuito é realizar pelo menos uma cavalgada das mulheres por ano. Vamos nos organizar ainda mais para as próximas edições e nosso objetivo é que o número de participantes aumente cada vez mais”, disse. Ela também lembrou que outros eventos continuam sendo realizados, permitindo a participação de toda a família.

Para o grupo Tropeiras de Pitanga, a cavalgada tem um significado especial. “Muitas de nós crescemos participando de tropeadas e, na maioria das vezes, eram poucas mulheres que se sentiam à vontade nesses eventos. Realizar uma cavalgada como essa é incentivar novas participantes e reafirmar nosso compromisso com a tradição, a união e o respeito”, afirmou Luana.

Segundo ela, o que mais emociona as organizadoras é ver mulheres de todas as idades participando. “É muito gratificante ver mulheres andando a cavalo, conhecendo lugares novos, fazendo amizades, saindo da rotina e trazendo a família junto, incentivando as filhas e passando adiante uma tradição tão bonita”, concluiu. (Com Jornal Paraná Centro).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem