Obra histórica no Centro do Paraná recebe pavimento rígido de concreto com investimento de mais de R$ 514 milhões
A duplicação e restauração da PR-466, entre os municípios de Pitanga e Turvo, no Centro do Paraná, atingiu um importante marco nesta terça-feira (13) com o início da pavimentação em concreto do trecho. Os trabalhos começaram no perímetro urbano de Pitanga, onde as primeiras placas de concreto estão sendo executadas com o uso de máquina pavimentadora, avançando gradualmente em direção a Turvo ao longo dos próximos meses.
A obra contempla uma extensão total de 45,4 quilômetros e contará com pavimento rígido de concreto com 23 centímetros de espessura, projetado para uma vida útil estimada de até 30 anos. A tecnologia proporciona mais segurança e conforto aos usuários da rodovia, além de reduzir significativamente os custos de conservação e manutenção ao longo das próximas décadas.
Os serviços são executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), com investimento total de R$ 514,2 milhões.
Atualmente, a duplicação já atingiu 11,84% de execução, incluindo principalmente serviços de terraplenagem, implantação do sistema de drenagem de águas pluviais e a construção de um novo viaduto no entroncamento da PR-466 com as rodovias PR-239 e PR-460.
O projeto prevê ainda a construção de outros dois viadutos — um no entroncamento com a Avenida Universitária, em Pitanga, e outro na ligação com a PR-456 — além de uma passarela para pedestres no perímetro urbano do município e novas pontes sobre os rios Carazinho e Bonito.
Paralelamente, seguem os trabalhos de melhoria da pista existente, que está sendo preparada para receber o novo pavimento rígido de concreto. A técnica utilizada, conhecida como whitetopping, aproveita o pavimento asfáltico atual como base estrutural.
A obra inclui também retornos em nível, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para pontos de ônibus e iluminação nos viadutos e retornos. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em abril do próximo ano.
Tags:
Geral