Este será o sétimo feriado municipal para celebração do Natal Ortodoxo em Palmital
Depois de termos celebrado o Natal em 25 de dezembro, uma parte considerável dos cristãos no mundo celebra a festa do nascimento de Jesus amanhã (7 de janeiro).
A diferença da data do Natal Ortodoxo em relação ao Ocidente se deve a diferença de calendário adotado. Os ortodoxos seguem o calendário Juliano e os católicos o calendário Gregoriano, por isso há diferença nas datas.
O foco da celebração é o mesmo: o nascimento de Jesus. O que muda é o rito, pois Igreja Romana segue uma liturgia mais recente, introduzida pelo Vaticano II, e os ortodoxos são fiéis ao rito bizantino, uma liturgia com mais de 1.300 anos.
CALENDÁRIO JULIANO
Além dos aspectos litúrgicos, a grande diferença é que a Igreja Ortodoxa mantém-se fiel ao calendário Juliano, criado por Júlio César (em 46 a. C.), que tem mais dias (14) do que o calendário gregoriano, adotado pelos católicos. Daí decorre que o dia 25 de Dezembro (dia de Natal) do calendário ortodoxo corresponde ao nosso 7 de Janeiro.
FERIADO EM PALMITAL
Em Palmital a Câmara Municipal de Vereadores aprovou em 2019 o projeto que tornou feriado municipal no dia 7 de janeiro para a comemoração do Natal Ortodoxo. A lei n° 1.132/2019 foi sancionada pela Prefeitura Municipal em 25 de maio do mesmo ano.
Este é o sétimo feriado após o projeto ser aprovado e sancionado. Em 7 de janeiro de 2020 foi a primeira data em que a Comunidade Ortodoxa de Palmital pode comemorar a data com feriado.
O QUE FECHA?
Amanhã, órgãos públicos não funcionarão. Em relação aos comércios, a grande maioria estará fechado, outros atenderão em meio período ou até o dia todo.
O QUE FECHA?
Amanhã, órgãos públicos não funcionarão. Em relação aos comércios, a grande maioria estará fechado, outros atenderão em meio período ou até o dia todo.
FELIZ NATAL!
Comunidade Ortodoxa de Palmital, recebam os desejos de Feliz Natal da equipe do Portal Douglas Souza.