Paraná registra 89 novos casos de dengue em uma semana, aponta boletim

Paraná registra 89 novos casos de dengue em uma semana, aponta boletim
Foto - Reprodução
O Paraná registrou 819 casos confirmados de dengue, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (29) pela Secretária de Estado da Saúde (Sesa). São 89 casos a mais que na semana passada.
Do total, 657 são casos autóctones – quando as pessoas contraem a doença na cidade onde moram. Quatro municípios apresentaram autoctonia pela primeira vez neste período, entre eles:

Santa Tereza do Oeste, no oeste;
Perobal, no noroeste;
Marilena, no noroeste;
Primeiro de Maio, no norte.


Segundo a secretaria, 239 municípios apresentaram notificações da doença e 115 têm casos confirmados. O estado totaliza 7.530 notificações para a dengue desde julho deste ano.

Epidemia


O boletim desta terça-feira também apontou que mais um município entrou em situação de epidemia da doença: Quinta do Sol, no centro-oeste do estado, que registrou 18 casos autóctones de dengue.

Outros dois municípios que já estavam em epidemia são Inajá com 32 casos, e Santa Isabel do Ivaí, com 43, ambas no noroeste do Paraná.

Conforme a secretaria, o município é declarado em situação de epidemia quando registra, proporcionalmente, 300 casos para 100 mil habitantes.

Cuidado


Segundo a Sesa, no estado, mais de 70% dos criadouros estão nos imóveis residenciais e comerciais. Esses criadouros se formam em todo recipiente que acumula água parada, como pratos de vasos de plantas, lixeiras dentro e fora de casa, coletor de água e do ar-condicionado, ralos, lajes, calhas e pneus velhos.

Além disso, na próxima estação, com os dias mais quentes, abafados e chuvosos, a proliferação do mosquito transmissor da doença pode ser ainda maior, alerta a secretaria.
Fonte: Portal Cantu

Redação - Douglas Souza

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem