Redação - Douglas Souza
Os paranaenses têm mais um canal para acessar a Ouvidora Geral da Saúde do Estado, a partir desta semana: o WhatsApp.
O uso de aplicativo
esteve em teste desde abril, em Curitiba, só para a área de
medicamentos. Agora está disponível para todas as demandas, qualquer
assunto, e em todo o Paraná. O número é (41) 3330-4414
“A inovação permeia todo
o Governo do Estado nesta gestão e na área da saúde inovar é uma busca
diária para melhorar e desenvolver os nossos serviços”, diz o secretário
Beto Preto. “A novidade que temos é o uso do WhatsApp como canal para
registro na Ouvidoria Geral de Saúde. Como tenho a experiência na função
de ouvidor, estou certo de que a pessoa com o celular, com o WhatsApp
em funcionamento, tem a saúde do Paraná nas mãos também”, afirma ele.
Além do aplicativo, os
registros podem ser realizados pessoalmente na Secretaria de Estado da
Saúde, via carta, telefone ou, ainda, por meio do formulário disponível
no site da Secretaria. Independente do canal de registro, todos os
atendimentos da Ouvidoria passam pelo mesmo fluxo, o tratamento da
informação é a mesma. A equipe da Ouvidoria registra a manifestação,
categoriza, faz a triagem do assunto e, quando necessário, encaminha
para a área específica.
MANIFESTAÇÕES - As
manifestações podem ser de elogio, sugestão, solicitação, reclamação e
denúncia. Cada um dos tipos de manifestações tem um fluxo e prazo de
retorno ao cidadão. O retorno será realizado em até 30 dias, porque em
algumas situações as demandas são encaminhadas às áreas específicas
citadas na manifestação.
A notificação pode ser
anônima, sem identificação alguma. Mas somente será aceita caso esteja
escrita de forma bastante clara, explicando o fato, com endereço, nomes
dos envolvidos e, de preferência, com envio de documentos
comprobatórios. Caso contrário a manifestação será arquivada.
APROXIMAR - O ouvidor
Geral da Saúde no Paraná, Yohhan Garcia de Souza, acredita que o setor é
uma possibilidade de aproximar o cidadão da gestão da saúde. “Nós
entendemos a ouvidoria como uma ponte que liga o cidadão à gestão. Ou
seja, o objetivo maior da ouvidoria é a participação do cidadão na
gerência dos serviços do SUS no Estado”, diz ele. “Por isso, a
manifestação volta para o cidadão como forma de política pública, ou
beneficio claro e direto para a população.”
BALANÇO – Em 2018 o
total de manifestações ultrapassou 30 mil. Neste ano, até o mês de
agosto, a Ouvidoria já teinha 25 mil registros. “Prevemos que em 2019
vamos aumentar em 20% o número de manifestações. E isso demonstra que as
pessoas estão conhecendo o serviço da nossa área e buscando mais
informações”, comenta Souza.
A maioria das
manifestações da ouvidoria se refere a informações sobre medicamentos
que estão fora da lista que o Estado disponibiliza, são os chamados
medicamentos não padronizados. Em segundo lugar estão as reclamações,
depois denúncias, elogios e sugestões.
RECONHECIMENTO – Uma
enfermeira de um dos hospitais da rede estadual teve seu trabalho
reconhecido por uma paciente, que manifestou à Ouvidoria o bom
atendimento recebido por parte da servidora. A Ouvidoria Geral enviou à
enfermeira um certificado de elogio. Esse reconhecimento, disse a
servidora, teve impacto muito positivo na sua vida, foi uma motivação,
contribuindo até mesmo para tirá-la de um estado de depressão. Esse é um
exemplo das manifestações registradas pela Ouvidoria, que existe desde
2011 na Secretaria da Saúde.
“Além do reconhecimento
de um serviço bem- feito, essa gratidão por meio do certificado ajuda
muito quem o recebe”, frisa o secretário Beto Preto. Primeiro Ouvidor do
Sistema Único da Saúde (SUS), Beto Preto tem a convicção de que a
ouvidoria é uma ferramenta fundamental e importante para uma boa gestão
em saúde. “Entendo que esse é um canal direto entre a população usuária
de qualquer serviço de saúde e o governo executivo. É por meio da
ouvidoria que temos a visão das necessidades e complexidades de
pacientes.”
HISTÓRICO - A Ouvidoria
Geral da Saúde do Paraná tem registro de 113.062 mil manifestações nos
oito anos de funcionamento. Inicialmente o serviço foi oferecido na sede
da Secretaria da Saúde em Curitiba. Atualmente todos os 399 municípios
possuem um setor de ouvidoria e outras 125 localizadas em outras
instituições - regionais de saúde, hospitais estaduais, consórcios
intermunicipais de saúde.
Fonte: Blog do Eloi
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