Palmital - Vereador Lourival faz requerimento de urgência para coleta de lixos no interior, para prevenção contra a dengue - Portal Douglas Souza - Notícias da Região.

Notícias

Post Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Palmital - Vereador Lourival faz requerimento de urgência para coleta de lixos no interior, para prevenção contra a dengue

Redação - Douglas Souza

Foto - Reprodução

O Vereador Lourival Latzuk preocupado com tantos casos de dengue confirmados no município vizinho Nova Cantu, pede ao executivo urgência na coleta de lixos no interior, principalmente nas comunidades que fazem divisa com tal município (Nova Cantu).


O que é dengue?


Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. 


O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver. 


Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.  



Quais são os sintomas da dengue?


Os principais sintomas da dengue são:
  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.


Redação - Douglas Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad