Segundo o Deral, quatro municípios começaram a colher a soja no Paraná

Redação - Douglas Souza

Foto - Reprodução

A colheita da soja atinge 1% da área de 5,4 milhões de hectares semeadas no Paraná na safra 2019/2020, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Agricultura do estado. Agora quatro núcleos regionais iniciaram a retirada do grão do campo.


O ritmo de colheita atual, que compreende 39 mil hectares, está bem mais lento que os 15% da mesma época do ano passado, quando mais de 829 mil hectares haviam sido recolhidos. Outra diferença entre as duas safras é a qualidade das lavouras.


Neste ano, apenas 2% estão em condições ruins (contra 7% da safra 2018/2019), outras 9% estão em condições médias e 90% em boas condições. Ao todo 8% das lavouras estão prontas para colher, 64% em fase de enchimento de grãos e o restante em desenvolvimento.


Municípios


Quatro núcleos regionais iniciaram a colheita até o momento no estado, sendo que o mais adiantado é Pato Branco, que colheu 7%. Depois vem Ponta Grossa com 2% colhido, seguido por Francisco Beltrão e Umuarama (1% cada um).


Redação - Douglas Souza

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem