Coronavírus: Sesa vai distribuir mais de 178 mil testes rápidos de Covid-19 para cidades do interior do Paraná

Portal Douglas Souza


Testes serão aplicados em profissionais de saúde, da segurança pública e pessoas próximas a eles como familiares, por exemplo, desde que apresentem sintomas da Covid-19


Mais de 178 mil testes rápidos de Covid-19 serão distribuídos para as 399 cidades do Paraná pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Conforme o governo estadual, 52,4 mil testes já foram entregues para as regionais de saúde em abril. 


O número de casos confirmados da Covid-19 no Paraná aumentou para 1.627, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na quartafeira (6). Conforme o levantamento, o número de mortes pelo novo coronavírus no estado passou de 99 para 101, na comparação com o informe do dia anterior. 


Os testes serão aplicados em profissionais de saúde, da segurança pública e pessoas próximas a eles como familiares, por exemplo, desde que apresentem sintomas do novo coronavírus. A estimativa da Sesa é de que esse público seja de 738 mil pessoas, ou cerca de 6,44% da população paranaense. 


A Covid-19 pode impactar até 15% desse grupo, ainda segundo a Sesa. 


Uma novidade, segundo a Sesa, é de que agora os testes também poderão ser usados em pessoas doadoras de órgãos que morreram com suspeita de Covid-19, mas que não fizeram o teste a tempo. O teste será realizada para confirmar a possibilidade da doação. 


Os testes deverão ser aplicados em um serviço de saúde designado pelas prefeituras, que terá um atendimento centralizado e orientado para evitar aglomerações. 


Londrina, no norte do estado, e Curitiba deverão designar dois locais para concentrar os testes. 


Fonte: G1 Paraná

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem