APP Sindicato é contra o retorno às aulas presenciais. Sindicato mantém greve pela vida

A APP-Sindicato reafirmou à Secretaria de Educação do Paraná que é contra a volta às aulas presenciais nesse momento da pandemia de Covid 19

Foto - APP Sindicato
Reunião na tarde da última quarta-feira (12) com a Secretaria da Educação tratou de outros temas, como eleição dos diretores(as) de escolas e o modelo e processo de terceirização na rede pública estadual. 
 
A APP-Sindicato reafirmou à Secretaria de Educação do Paraná que é contra a volta às aulas presenciais nesse momento da pandemia de Covid 19 e comunicou que vai acionar judicialmente os responsáveis quando surgirem focos de contaminação nas escolas da rede pública estadual. Durante reunião remota na tarde da última quarta dia (12), ficou nítido que a Secretaria desconsidera critérios epidemiológicos na definição da volta às aulas presenciais, priorizando apenas medidas localizadas nas escolas, como distanciamento entre as pessoas e disponibilização de álcool gel. Na reunião foram tratados outros temas, como a eleição de diretores de escolas e a reposição de faltas para quem participou da mobilização do dia 29 de abril e está na "Greve pela Vida" desde 10 de maio.
 
A Secretaria se comprometeu a responder por ofício 16 questões apresentadas pela APP sobre a terceirização dos trabalhos dos agentes educacionais 1 e 2. A APP-Sindicato é contra a terceirização e defende a revogação da Lei 20.190, que possibilitou ao Governo Ratinho Jr demitir milhares dr servidores(as) PSS e substituí-los(as) por um número menor de contratados(as) por empresas privadas, que embolsam um dinheiro fácil na operação. A Secretaria da Educação informou que as rescisões dos contratos PSS foram feitas no dia 10 de maio, exceto em oito Núcleos Regionais de Educação, onde as empresas terceirizadas ainda não fizeram as contratações necessárias. As rescisões feitas no dia 10 serão pagas na folha de salários deste mês, segundo a Secretaria.
 
Ficou agendada com a Seed para a próxima quinta uma reunião para tratar especificamente da organização das aulas remotas. A APP-Sindicato apresentou novamente a contrariedade ao modelo adotado de obrigatoriedade de realização de Meet de 40 minutos em todas as aulas do dia, o que tem levado os professores ao esgotamento e adoecimento.
 
A diretora geral da Secretaria da Educação, Fércea Maciel, se comprometeu a encaminhar ao secretário Renato Feder o pedido da APP para que os servidores(as) que se mobilizaram no dia 29 de abril e possam repor a falta, evitando o desconto nos salários. O diretor de Educação da Secretaria, Roni Miranda, afirmou a intenção de realizar eleições para as direções de escolas no dia 9 de julho, com votações presenciais nos colégios que estiverem abertos e on line, nos fechados. A APP-Sindicato reafirmou à defesa da realização de eleições apenas quando do retorno das aulas presenciais com segurança.
 
A APP-Sindicato manifestou à Secretaria posição contrária à realização dos Jogos Escolares neste ano, mesmo que de forma reduzida. O diretor de Educação da Seed, Roni Miranda, disse que avalia a realização dos Jogos apenas em sua fase final, que seria disputada em Campo Mourão, no mês de julho. Apenas as etapas municipais, regionais e macrorregionais seriam suspensas.
 
A secretária de Finanças da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, alertou que o atual quadro da epidemia de Covid 19 no Paraná não permite a volta segura às aulas presenciais. “A fila de espera por leitos de UTI aumentou nessa semana em todas as regiões e algumas estão decretando lockdown durante os finais de semana”, disse. “A gente ainda não encontrou a justificativa para a volta presencial, pois não temos um quadro muito diferente de algumas semanas atrás”, completou.
 
Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato, afirmou na reunião que estudo de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) indicam que a volta às aulas presenciais é contra-indicada no Paraná, a partir de modelos computacionais que incluem dados epidemiológicos como vacinação, número de casos e mobilidade urbana. Além de Hermes e Walkiria, também participaram da reunião a secretária Geral da APP-Sindicato, Vanda Bandeira; e a secretária de Funcionários, Nádia Brixner. (Com APP Sindicato).
LOGO-2-SITE
Participe do grupo de WhatsApp do Portal Douglas Souza e receba informações em seu celular; Grupo WhatsApp Portal Douglas Souza (05)
Whats%2BPrevi%2BVida

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem