Duas pessoas morrem de Covid-19 em UPA à espera de leitos de UTI, em Guarapuava

Mortes foram divulgadas pela prefeitura da cidade na quinta-feira (13); Hospital Regional de Guarapuava está com lotação máxima dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19

Foto - Reprodução/RPC
Duas pessoas morreram vítimas da Covid-19 em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarapuava, na região central do Paraná, à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital. A informação foi divulgada pela prefeitura da cidade, na quinta-feira (13).

As vítimas eram um homem de 63 anos e uma mulher de 70.

Ainda de acordo com a prefeitura, 11 pacientes que estão nas UPAs da cidade aguardam por uma liberação de vaga de UTI exclusiva para a doença.

De acordo Janaína Dias, enfermeira e coordenadora da UPA, o maior problema está na diferença entre o atendimento oferecido ao paciente nas unidades em comparação com o hospital.

"O hospital consegue acompanhar o quadro do paciente, tem exames pra acompanhar a evolução. Aqui [na UPA] a gente intuba, mantém sedação, mas é igual trabalhar com paciente no escuro, faz tratamento mas no escuro. No hospital faz exames diários para ver evolução", afirmou a enfermeira.

A transferência de pacientes, contudo, esbarra na falta de leitos. No Hospital Regional da cidade, referência no tratamento contra a Covid-19, todas as 40 vagas de UTI adultas para a doença estão ocupadas.

Desde 16 de abril a instituição não registra índice de ocupação de UTI abaixo de 90%.

Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) afirmou que possui uma central de regulação de leitos e uma ampla rede hospitalar, onde são concentrados os pedidos de transferência entre os serviços de saúde.

Disse, também, que o remanejamento de pacientes é comum e pode ocorrer dentro das macrorregiões de acordo com a disponibilidade.

Guarapuava tem 15.526 casos confirmados do novo coronavírus, com 7.041 pessoas recuperadas e 318 mortes confirmadas pela doença, conforme o último boletim divulgado pela Sesa. (Com G1 Paraná).
LOGO-2-SITE
Participe do grupo de WhatsApp do Portal Douglas Souza e receba informações em seu celular; Grupo WhatsApp Portal Douglas Souza (05)
Whats%2BPrevi%2BVida

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem