https://i.ibb.co/3vg2gcv/PUB01.gif

Dica M2 Auto Center: Rodízio de pneus, o que é e por que fazer?

A M2 Auto Center fica localizada na Rua Escrivã Egleci Campanini, no centro da cidade de Palmital

Arte - M2 Auto Center/Palmital

Por que o rodízio de pneus é recomendado?
A explicação é simples: o rodízio de pneus é justificado principalmente pela diferença de desgaste que ocorre na banda de rodagem, de forma localizada, conforme a posição em que o pneu esteja sendo utilizado, na parte dianteira e traseira do veículo. Na realidade, a alternância de posições permite que esses acessórios possam ser mais bem aproveitados e que tenham uma vida útil mais longa, pois o procedimento aumenta consideravelmente o tempo necessário para a substituição dos pneus em função do desgaste. Outro motivo relevante é a segurança. Quando o desgaste dos pneus se dá de maneira mais uniforme, a dirigibilidade se torna mais confortável e o veículo se torna menos propenso a desvio no sentido de direção. Resultado: minimização dos riscos de acidentes.

Mas o rodízio deve (ou não) ser feito?
Grande parte das publicações exploram o tema de forma apenas teórica. Isso quer dizer que a demanda deve ser analisada conforme a situação de cada pneu e as especificidades do seu veículo. Afinal, a geometria dos automóveis definem para cada posição um ângulo específico de alinhamento, que produz um desgaste igualmente específico na banda de rodagem. Fazendo uma analogia com a nossa forma de pisar, podemos verificar que nossos calçados se desgastam em alguns pontos localizados do solado e que os desgastes variam conforme o formato do pé esquerdo e do direito e de acordo também com o jeito e intensidade com que apoiamos nossos pés no chão. Se pudéssemos alternar a utilização dos calçados, ora em um pé, ora em outro, o desgaste com certeza seria mais uniforme.

O estepe deve entrar no rodízio?
Sim. É extremamente importante que o estepe também seja lembrado no momento de fazer a rotação dos pneus. Quando ele possui a mesma marca, medida e desenho dos pneus que estão rodando, pode-se optar por adquirir um novo, com mesmas especificações e inserir os dois no processo de rodízio.

Há outras recomendações sobre rodízio de pneus?
Sim. Para facilitar, siga as importantes orientações que deixamos abaixo:

Algo importante a ser dito é que o rodízio de pneus deverá ser feito a cada intervalo entre 5 e 10 mil quilômetros rodados para que ele seja realizado de uma maneira mais eficiente;

Sempre que o rodízio for realizado, não se esqueça de levar o veículo para o alinhamento e balanceamento, verificando se há a real necessidade desse serviço;

É importantíssimo que você calibre os pneus do seu veículo a cada 15 dias e sempre de acordo com a pressão recomendada para cada pneu, respeitando as indicações apontadas no manual do fabricante. Caso contrário, a razão de ser do rodízio de pneus, que é fazer com que você trafegue com segurança e economia, fica seriamente comprometida.

A M2 Auto Center fica localizada na Rua Escrivã Egleci Campanini, no centro da cidade de Palmital.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
https://i.ibb.co/XpPwfwk/PUB02.gif
https://i.ibb.co/3vg2gcv/PUB01.gif
https://i.ibb.co/3vg2gcv/PUB01.gif