https://i.ibb.co/3FFvsLT/PUB01.gif

Dica M2 Auto Center: Entenda a importância de realizar a manutenção dos freio do seu carro

Na M2 Auto Center, a maior preocupação é com a sua segurança e a garantia de que você está rodando com um carro seguro e bem equipado

Imagem ilustrativa/Reprodução

O sistema de freios é um dos componentes de segurança mais importantes de qualquer veículo. Por conta disso, fazer a manutenção de freios regularmente, além de evitar que possíveis defeitos fiquem mais graves, também é zelar pela sua segurança.

Cabe ao motorista o dever de ficar atento a todos os sinais que o carro apresenta quando algo está errado com os freios. Porém, ainda mais importante é realizar sempre as manutenções preventivas e evitar que problemas aconteçam.

Especialmente hoje em dia, que os veículos contam com cada vez mais tecnologia embarcada como ABS(sistema que evita que as rodas derrapem numa freada), EBD (controle de tração/estabilidade, que utiliza os freios) e muitos outros sistemas, é muito importante que tudo esteja em ordem antes de pegar a estrada e viajar seguro.

Neste texto, vamos apresentar os benefícios da manutenção preventiva do disco de freio, da pastilha de freio e também como identificar possíveis problemas no seu carro. Vamos lá?

Por que fazer uma manutenção de freios preventiva?
Os sistemas de freio estão ficando cada vez mais complexos e contando com ainda mais tecnologia embarcada. Isso não é nada ruim, afinal, esses avanços foram desenvolvidos para trazer mais segurança para o veículo e seus ocupantes.

Dessa forma, a manutenção preventiva tem se tornado cada vez mais relevante na vida de quem dirige. Fazer um checkup antes de pegar a estrada e evitar que algo possa apresentar problemas é necessário para garantir que um eventual defeito não se torne um problema ainda maior.

A quantidade de componentes que fazem parte do sistema de freios é grande. Então, quanto mais cedo alguma falha for detectada, melhor. Portanto, itens como a pastilha e o disco de freio devem ser considerados.

Muitas vezes, a manutenção preventiva cobre o diagnóstico do sistema de freios e também outras checagens que ajudam na durabilidade do sistema, como os amortecedores, molas e fluidos.

Quais componentes fazem parte do sistema de freios?
Entender bem como essas peças funcionam é de suma importância para saber exatamente quando trocar a pastilha de freio ou substituir um outro componente, por exemplo. Note que certas partes precisam de trocas regulares, ao mesmo tempo em que outras raramente demandam manutenção.

Você conhece quais são os elementos que integram um sistema de freios e, em média, quando devem ser trocados? Vamos falar deles, a seguir!

Pedal
O pedal talvez seja o componente mais simples — mas também é o que mais fica em contato com o motorista. Ele serve para acionar os freios e, geralmente, é regulado para que quem dirige não tenha que fazer tanta força no momento de parar o veículo. Ele não tem uma vida útil previamente determinada.

Servo freio (hidrovácuo)
O hidrovácuo multiplica a força do pedal e a transfere para todo o sistema de freios do veículo. Dessa forma, ele deixa o acionamento muito mais fácil e seguro, já que o motorista não tem que se antecipar ou fazer muito esforço. Consequentemente, a frenagem fica mais natural.

Fluido de freio
Os fluidos de freio nada mais são que óleos especialmente desenvolvidos para esses sistemas. É importante utilizar apenas esse tipo de óleo nos componentes, já que eles apresentam as condições de resistência e elasticidade ideais para transferir a força da frenagem para as rodas.

Sendo assim, fique longe dos improvisos e das soluções de última hora, combinado? Lembre-se de que devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros ou depois de 2 anos de utilização, em média.

Cilindro mestre
O cilindro mestre é o responsável por levar o fluido de freio até os pistões presentes nas pinças ou tambores de freios. Por ser enviado em alta pressão pelo cilindro, o fluido é capaz de exercer a força necessária para imobilizar o carro, transformando pressão hidráulica em pressão mecânica.

Em outras palavras, ele também desempenha um papel essencial para o bom funcionamento do sistema. Sua validade aproximada é de 100 mil quilômetros.

Mangueiras e canos
Mangueiras e canos do sistema de freio também são materiais aparentemente simples, mas essenciais para que o automóvel possa frear. As mangueiras são projetadas especialmente para atuar nos freios e aguentar altas pressões que uma frenagem demanda. Se o fluido estiver em dia, esses componentes dificilmente se romperão.

Pastilhas de freio e lonas
São as pastilhas e as lonas de freio que criam a fricção necessária para que o carro possa desacelerar e parar. Eles são feitos de um material especial, que cria resistência ao disco ou ao tambor e interrompe o movimento gradualmente. As lonas duram, em média, 50 mil quilômetros.

Discos de freio e tambores
Os discos e tambores são as peças que recebem a pressão das pastilhas e das lonas, criando fricção e fazendo com que o automóvel pare. Apesar de não ter um prazo de validade, um disco de freio, se danificado, pode gerar trepidações no carro ao frear.

A boa notícia é que os tambores, por sua vez, dificilmente apresentam algum problema. Além disso, eles também não têm uma vida útil específica.

Gostou da matéria até aqui? Então fique ligado, brevemente publicaremos a segunda parte da matéria falando sobre esse assunto.

Não perca a oportunidade de conhecer a M2 Auto Center e assim, mantenha seu veículo sempre em dia!

M2 Auto Center
Na M2 Auto Center, a maior preocupação é com a sua segurança e a garantia de que você está rodando com um carro seguro e bem equipado. Faça uma visita e solicite um orçamento!

Na M2 Auto Center você encontra tudo para o seu carro: inclusive auto peças com vendas de peças e acessórios. Lá, você também encontra lubrificantes de balde 20 litros para caminhões e máquinas, além de óleo 68 e óleo ATF. Na M2 Auto Center você também encontrará pneus de várias marcas e tamanhos.

Bom atendimento, ótima localização e grande estoque de peças automotivas, são os diferenciais que somente a M2 Auto Center oferece aos clientes de Palmital e região. Deixar a manutenção em dia evita possíveis problemas mecânicos e ainda te ajuda a economizar. Com alguns cuidados simples, o seu veículo e a sua família ficam em segurança.

A M2 Auto Center está localizada na Rua Escrivã Egleci Campanini, número 226. – Centro, Palmital.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
https://i.ibb.co/nD1c9pj/PUB02.gif
https://i.ibb.co/3FFvsLT/PUB01.gif
https://i.ibb.co/3FFvsLT/PUB01.gif