Hospital São Vicente e Hospital Santa Tereza desativam leitos destinados à covid-19 em Guarapuava

O pedido de descredenciamento de leitos à Sesa, ocorreu em 1º de agosto. Atualmente, a ocupação de leitos de UTI está em 30% no município

Foto - Reprodução/RSN

Após quedas nos índices de covid-19 na Região, a 5ª Regional de Saúde que tem sede de Guarapuava, informou o fechamento de leitos. Entre maio e junho houve pico de confirmações e mortes pela infecção. Agora, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e o Hospital Santa Tereza (HST – Instituto Virmond) pediram o fechamento da ala exclusiva para o atendimento da infecção.

Conforme a chefia da 5ª Regional, o pedido de descredenciamento seguiu para a Secretaria Estadual de Saúde no dia 1º de agosto. “Com a redução de casos de covid-19, e taxa de ocupação baixa, o HSV pediu o descredenciamento de leitos. Sendo cinco de UTI e seis de enfermaria. O HST também fez a solicitação para os 12 leitos de enfermaria. Nesta unidade hospitalar não havia leitos de UTI exclusivos para a covid-19”.

Dessa maneira, o número de leitos totais de UTI e Enfermaria de Guarapuava foi reduzido para 40 e 80, respectivamente. Conforme as informações da Sesa, até o dia 31 de julho, havia 45 UTI’s e 98 enfermarias.

SITUAÇÃO ATUAL
O avanço da vacinação é um dos fatores apontados pela Saúde para a redução dos casos e mortes. Em julho já houve reflexo, uma vez que 912 pessoas positivaram. Em maio, o pior mês desde o início da pandemia em Guarapuava, 5.458 pessoas tiveram resultado positivo para a doença.

Além disso, os internamentos chegaram a 116 pessoas no município. Hoje (4), chegam a 28. Sendo que 12 pessoas continuam em leitos de UTI do Hospital Regional em Guarapuava. Outras 16 ocupam leitos de enfermaria. Desse modo, a ocupação de UTI é de 30% e o de enfermaria 20%. (Com Portal RSN).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem