Toledo será a única cidade brasileira a receber estudo de vacinas da Pfizer

O município receberá remessa exclusiva de 35.173 doses para completar a aplicação da 1ª dose na população adulta e nos adolescentes

Foto - Reprodução/Agência Brasil

O Governo do Estado anunciou nessa quarta (24) que Toledo será a única cidade brasileira a receber um estudo da Pfizer. A análise gira em torno da imunização de toda a população a partir dos 12 anos contra a covid-19. De acordo com as informações, a cidade do Oeste paranaense vai receber uma remessa exclusiva de 35.173 doses do imunizante.

Este envio já está autorizado pelo Ministério da Saúde. Dessa maneira, os imunizantes vão completar a aplicação da primeira dose tanto na população adulta, acima de 18 anos. Além disso em adolescentes de 12 a 17 anos. Assim, o estudo é de natureza observacional e busca analisar o comportamento do Sars-Cov-2 em uma cidade cuja população acima de 12 anos já iniciou a imunização com ao menos uma dose.

Desse modo, a previsão é que as doses cheguem ao Paraná nesta quarta (25), e comecem a ser aplicadas amanhã (26). Conforme as informações, o quantitativo vai completar a vacinação com a primeira dose em toda a população de Toledo a partir dos 12 anos. E todas as doses terão aplicação até a próxima terça (31). Para isso, a secretaria municipal de Saúde vai aplicar cerca de sete mil primeiras doses por dia, contemplando duas idades diariamente a partir de quinta (26).

DOSES
Ainda de acordo com o Governo do Estado, haverá quatro pontos para aplicação de primeira dose. Além de um ponto exclusivo para segunda dose. Entretanto, os dois funcionam com horário ampliado das 8h às 23h. Além disso, cada ponto receberá 1.750 doses por dia.

Pelo menos 50 profissionais de saúde serão mobilizados nos pontos de vacinação, além das equipes de vigilância e saúde e atenção primária da secretaria municipal. Assim, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, destacou a importância do estudo no território paranaense.

O estudo será importante para avaliar os próximos passos da imunização. Com esses dados, vamos ter condições de estudar como vai se comportar o escudo imunológico nos adolescentes de 12 a 17 anos. Um estudo importantíssimo, que coloca o Paraná em uma situação de destaque pelo trabalho que temos feito. É um grande presente para nós neste momento.
O governador Ratinho Junior, destacou que a análise é primordial para o avanço do estudo científico sobre a vacinação. “Paralelamente, a cidade será alvo deste estudo científico que vai acompanhar como a vacinação vai colaborar no combate ao coronavírus. Por fim, Toledo, com sua capacitação de gestão e boa condução no enfrentamento à pandemia, conseguiu esse reconhecimento de que a cidade deveria receber esse projeto de análise científica”.

CRONOGRAMA
Quinta, 26/08: 19 e 20 anos ou mais
Sexta, 27/08: 17 e 18 anos ou mais
Sábado, 28/08: 15 e 16 anos ou mais
Domingo, 29/08: 13 e 14 anos ou mais
Segunda, 30/08: 12 anos ou mais
Terça, 31/08: repescagem a partir dos 12 anos. (Com Portal RSN).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem