Chuva forte desta sexta (25) provoca alagamentos em Guarapuava

Carro acabou preso em um alagamento. Moradores de quatro bairros já acionaram a Defesa Civil. E a vacinação foi suspensa

Foto - Reprodução/RSN

Guarapuava amanheceu debaixo da água nesta sexta (25) e a chuva forte já provocou pontos de alagamentos no município. Conforme o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Reinaldo Kneib, já choveu até agora 57,6 milímetros.

De acordo com vídeos que circulam nas redes sociais, um carro acabou preso no viaduto da trincheira que passa sob a BR-277. Devido a quantidade de água que acumulou na via, o nível do alagamento quase encobriu os pneus do carro.

Além disso, conforme as imagens, um trecho da rua Senador Pinheiro Machado, próximo a Praça Cleve também ficou submerso. O acúmulo da água dificulta a passagem dos carros, e não é possível enxergar o asfalto. Inclusive, no vídeo acima, dá para notar que os bueiros não dão conta de escoar tanta água.

No entanto, o problema no Centro da cidade não é de hoje (25). Em dezembro de 2019, uma chuva intensa também alagou parte da Região Central. Assim, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa explicou as causas dos transtornos.

Os rios, canais, galerias de águas pluviais estão em análise, além do histórico de chuvas e relevo. No Centro, é o Arroio Central que causa transtornos. Os alagamentos ocorrem com chuvas de grande intensidade em curto espaço de tempo. 

ESTRAGOS NA CIDADE
Assim, o mau tempo também causou estragos aos moradores. Conforme a Defesa Civil, a equipe atendeu na manhã de hoje (25), quatro ocorrências em Guarapuava, envolvendo alagamentos e destelhamentos.

Os casos aconteceram nos bairros, Colibri, Jardim das Américas e dos Estados. O rio invadiu as casas próximas ao local, porque de acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, havia entupimento de bueiro.

Por isso, as equipes entregaram lonas e orientações. Mais tarde, por volta das 16h, a Defesa Civil fornecerá atendimento para retirar o pessoal do local de risco. Em caso de emergência, basta ligar no número (42) 3623-7995, ou para o celular (42) 99808-9831.

VACINAÇÃO SUSPENSA
Além disso, o mau tempo também afetou a campanha de vacinação contra a covid-19. De acordo com a Prefeitura de Guarapuava, a vacinação está suspensa até quinta (3). A situação fez com que várias unidades de saúde tivessem instabilidade de energia.

Dessa forma, a equipe de Saúde retirou as doses dessas unidades, para que elas possam ficar armazenadas corretamente em uma rede de frio.

MAIS CHUVA
Agora, quem mora em Guarapuava e Região deve esperar mais chuva. O meteorologista do Simepar avisou que ainda estão previstos cerca de 20 milímetros para esta sexta (25), porém com intensidade fraca. Desse modo, o município continua sob o alerta laranja nos próximos dias.

"As tempestades de verão são repentinas e vieram da Argentina e do Paraguai. É como se elas se formassem ‘sob a nossa cabeça’, sendo localizadas. Deve chover mais forte na segunda, terça e quarta de Carnaval."

Por isso, o especialista também afirma que o alerta reforça cuidados no mau tempo. “Se escutar trovoadas, ou ver os ventos fortes se formando, procure um lugar seguro para se abrigar. Se divirta no feriado, mas com consciência”. (Com Portal RSN).


Quer ficar por dentro das principais notícias da região? Então acompanhe o Portal Douglas Souza nas redes sociais, clicando nos seguintes links: WhatsApp | Facebook | Instagram

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem