MDR decreta estado de emergência por estiagem em Palmital

Após a concessão do status, Palmital e outros 23 municípios brasileiros estão aptos a pedir recursos do MDR para atender a população afetada

Foto - Douglas Souza

Palmital, distante cerca de 135 quilômetros de Guarapuava, é um dos 24 municípios brasileiros reconhecidos em situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil Nacional, trata-se de cidades atingidas por desastres naturais. No caso de Palmital, conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a causa é a estiagem.

Este é o único município paranaense a entrar na lista. Conforme o MDR, após a concessão do status, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério. Destina-se ao atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais. Além da reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Conforme as informações, a solicitação ocorre pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Assim sendo, com a aprovação é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

De acordo com a Defesa Civil Nacional há a oferta de uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais. É para o uso do S2iD, a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. (Com Portal RSN).


Quer ficar por dentro das principais notícias da região? Então acompanhe o Portal Douglas Souza nas redes sociais, clicando nos seguintes links: WhatsApp | Facebook | Instagram

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem