Governo libera aulas presenciais no Paraná a partir de quarta (10) na rede particular e de segunda (15) na pública

Anúncio do governador Ratinho Junior (PSD) ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (5). Retorno será em modelo híbrido, e ocupação das salas de aulas não poderá ultrapassar 30% da capacidade

Foto: Reprodução/RPC
As aulas presenciais no Paraná poderão retornar, em modelo híbrido, a partir de quarta-feira (10) na rede particular e de segunda-feira (15) nas escolas públicas. O anúncio foi feito pelo governador Ratinho Junior (PSD), no fim da tarde desta sexta-feira (5).

Segundo ele, as salas de aula terão limite de ocupação de 30% da capacidade. "Não é obrigatória a ida dessas crianças. Fica a cargo dos responsáveis se vão para a escola ou não", afirmou o governador.

Conforme o decreto desta sexta, as escolas públicas poderiam retornar com aulas presenciais a partir de quarta, mas o governador anunciou que isso ocorrerá somente a partir de segunda.

"Estamos tendo muitos casos de jovens com problemas psicológicos por não ter mais o convívio escolar e por não ter o aconselhamento dos professores, que além da questão pedagógica acaba sendo um influente na vida dessa criança", disse Ratinho Junior.

As universidades públicas também estão autorizadas a receber alunos a partir de quarta. O retorno nas escolas e universidades deverá respeitar normas sanitárias previstas em resolução da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Veja algumas abaixo:

- Distanciamento de 1,5 metro, com implantação de mecanismos que evitem aglomeraçõe

- Uso obrigatório de máscara

- Proibição de uso de bebedouros que exigem aproximação da boca

- Disposição de móveis, como carteiras, deve ser alterada para manter o distanciamento

- Utilização de álcool em gel

- Espaços de uso público devem ficar arejados

- Ambientes devem passar por limpeza e desinfecção constantemente

Histórico da volta às aulas
Na rede pública, as aulas presenciais estão suspensas desde 20 de março do ano passado. Nas escolas particulares, chegou a ocorrer o retorno de atividades presenciais neste ano.

No fim do ano passado, o governo anunciou o retorno das aulas nas escolas públicas para 18 de fevereiro, em modelo híbrido, com escalonamento e limite de 50% da ocupação das salas.

Depois, adiou para 1º de março. Porém, o retorno não ocorreu por causa da adoção de medidas mais restritivas, em 26 de fevereiro.

Novo decreto
Ratinho Junior prorrogou nesta sexta as medidas restritivas para tentar conter o avanço da pandemia do coronavírus no estado. O novo decreto vale até 5h de quarta.

Com isso, fica prorrogado o toque de recolher das 20h às 5h, a venda de bebidas alcoólicas nesse horário, o fechamento das atividades não essenciais e a suspensão das aulas presenciais no Paraná.

As medidas foram tomadas por causa do aumento expressivo do número de casos de Covid-19 e em razão da alta taxa de ocupação de leitos nos hospitais de todo o estado. Nesta sexta, a ocupação dos leitos de UTI para adultos, pela rede pública de saúde, é de 96%. (Com G1 Paraná).
6e22e4fc-7329-422b-8d19-d930a6c278e8
Participe do grupo de WhatsApp do Portal Douglas Souza e receba informações em seu celular; Grupo de WhatsApp Portal Douglas Souza (04)
ODONTO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem